Após confirmar a implantação da Faculdade de Medicina em Araras, o próximo passo do MEC (Ministério da Educação) é publicar neste mês a chamada pública para apresentação de propostas das instituições privadas de ensino para implantação do curso.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (5), no Paço Municipal, reforçou que o MEC definirá as instituições, além de estabelecer os critérios de escolha.
“As faculdades agora irão apresentar seus planos para implantação do curso. Elas precisam ter toda estrurura necessária, como laboratórios de anatomia, fisiologia, entre outros, e pontuar com, no mínimo, nota 4 no Enade para poder participar deste processo. Portanto, a cidade contará com uma instituição de ponta, que vai oferecer ensino de qualidade à população de Araras e região”, afirmou o prefeito.
De acordo com o MEC, o resultado final das universidades selecionadas para ministrarem os cursos será divulgado em dezembro de 2014.
A lista de cidades habilitadas para receber o curso de medicina foi apresentada pelo ministro da Educação, Henrique Paim, na última quinta-feira (4), em Brasília. Araras foi considerada apta pelo Governo Federal para receber instituição particular de ensino de Medicina – ao todo, foram habilitados 39 municípios de 11 Estados de 4 regiões do Brasil.
Emocionado, o prefeito destacou que a vinda da Faculdade de Medicina trará mais desenvolvimento à cidade e à região.
“A vinda dos alunos movimentará o comércio e vai gerar mais empregos. Deixaremos de ser uma cidade provinciana para sermos um polo de educação regional. Essa conquista inaugura uma nova forma de governar, em conjunto com os municípios vizinhos que foram parceiros essenciais para esta conquista”, completou Brambilla.
Ele também acrescentou os avanços da administração na área de educação. “A transformação na educação da cidade começou em 2009, quando confirmamos a construção do novo Senai, que deve ser inaugurado nos próximos meses. Além disso, conquistamos também a instalação do IFSP e da Fatec na cidade. O trabalho não para aí. No próximo Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), levaremos o pedido para instalação de mais 10 cursos no campus da UFScar de Araras. Teremos também, em breve, o início da construção da sede própria para o polo da UAB e, com isso, vamos oferecer mais 2,5 mil vagas no ensino técnico e superior gratuito”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella também ressaltou que a Faculdade de Medicina trará mais desenvolvimento para a cidade.
“Esse projeto vem sendo trilhado desde a criação da Fresa (Fundação Regional de Ensino Superior de Araras), em 1973, encabeçada pelo Dr. Hermínio Ometto. A partir disto, os ararenses continuaram lutando para que a cidade recebesse o curso. Teremos em breve a ampliação de ofertas de vagas para medicina e a formação de novos profissionais, que irão proporcionar serviços de saúde com mais qualidade para Araras e para as demais cidades da região”, destacou.
Processo de seleção
O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013.
No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionadas, na primeira etapa, 49 cidades. Destas, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos – outras sete têm prazo de seis meses para se adequar.
Em julho deste ano, Araras recebeu a visita da comissão de especialistas para avaliar a estrutura da rede pública de saúde e os serviços oferecidos a população. Na ocasião, a comissão formada por dois médicos do MEC elogiou a estrutura de saúde do município, após visitarem a Santa Casa de Misericórdia de Araras/Hospital São Luiz, o Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, além de mais sete unidades municipais de saúde.
Na ocasião foram entregues também livros aos profissionais com informações e dados estatísticos sobre a saúde pública de Araras e região. O material foi confeccionado especialmente para análise dos profissionais do MEC.
O Município de Araras possui estrutura composta por 23 PSFs, 4 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Nelson Salomé”, além dos hospitais “São Luiz” e “Elisa Sbrissa Franchozza”, que atendem à rede pública, e da UPA (Unidade de Pronto-atendimento), que está sendo implantada no hospital municipal.
Ainda de acordo com o MEC, a estimativa é criar nos 39 municípios selecionados mais 2.000 vagas em graduação em medicina.
Termo de cooperação
Um compromisso de cooperação foi assinado em maio deste ano, com a finalidade de reforçar a união entre os municípios de Araras, Leme, Conchal e Pirassununga para a instalação da Faculdade de Medicina, disponibilizando inclusive espaços e serviços de saúde para a formação pedagógica de profissionais e alunos do curso de medicina para complementação dos ensinamentos práticos, auxiliando nos atendimentos e melhorando a estrutura da saúde pública das cidades.
A secretária de Saúde de Pirassununga Royce Victorelli Vargas, que representou a prefeita Cristina Batista no evento, enalteceu que a conquista é fruto do bom trabalho desempenhado nas redes públicas de saúde dos municípios.
“A união faz a força e essa conquista é uma vitória de todas as cidades envolvidas neste processo. Pirassununga, como as outras cidades da região, ganhará muito com isso. Vamos continuar trabalhando unidos para garantir mais desenvolvimento para nossa região”, disse.
O prefeito de Leme, Paulo Blascke, também reforçou que a união dos municípios resulta em conquistas e benefícios para toda a população.
“Quando cheguei a Araras, pude acompanhar as diversas obras realizadas pela Prefeitura. Fico contente de ver o patamar que a cidade está. Essa conquista fará muita diferença na região e, unidos, os municípios poderão realizar ações que irão fortalecer ainda mais nossa região”, afirmou Blascke.
Para Valdeci Lourenço, prefeito de Conchal, a Faculdade de Medicina em Araras vai proporcionar mais qualidade no atendimento oferecido pela rede pública de saúde em toda a região. “Essa conquista só foi possível porque os prefeitos envolvidos se despiram de vaidades e se uniram em busca deste objetivo, que trará mais qualidade de vida para nossa região”, destacou.
Também estavam presentes à coletiva o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araras e secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes; demais secretários da administração; os vereadores Francisco Nucci Neto, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Magda Carbonero Celidório e Marcelo de Oliveira; Raul Augusto Nogueira, vereador da cidade de Leme; Nilton Santos, vereador da cidade de Limeira; o diretor técnico da Santa Casa de Araras e diretor do São Luiz Saúde, Dr. Helder José Camargo Preto; o presidente da Unimed de Araras, Jorge Luiz Bizon; Arnaldo Bernardi, tesoureiro da Clínica “Antonio Luiz Sayão”; o presidente da Apae de Araras, Valdir Favetta; o presidente da Acia, José Roberto Vechin; o subcomandante da Polícia Militar de Araras, tenente Helington Ilgges da Silva; Brazil Paulo Ferrante Júnior, da Loja Maçonica Harmonia e Progresso de Araras; o ex-vereador e ex-conselheiro da antiga Fresa, José Pedro Fernandes; o secretário de Governo de Leme, Vanderlei Nascimento; além da imprensa local.
Horácio Busolin Júnior /Secom