Em pouco mais de mês, 75% do recapeamento asfáltico na Avenida Dona Renata já foi concluído. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.
Nesta quinta-feira (28), as obras acontecem no trecho entre o Posto Tiger e Têxtil Assumpção. No local, são realizados serviços de drenagem urbana para melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar alagamentos em períodos de fortes chuvas.
O trânsito está interditado neste trecho. O acesso de retorno à Marginal pode ser feito pelas ruas Taubaté, Campinas e América.
Ao todo, o projeto envolve o recapeamento de 32 mil m² de asfalto da Marginal. Os serviços totalizam o recapeamento nos dois sentidos da via, porém em trechos diferenciados.
Na pista à direita do Ribeirão das Araras, a recuperação asfáltica vai acontecer entre a Delegacia de Polícia até as proximidades do Empório Cosi. Já na pista esquerda, o serviço será realizado no trecho entre a rotatória da Avenida Maria Aparecida Muniz Michelin até as proximidades do antigo Curtume Graziano, já às margens do Ribeirão das Furnas.
Além disso, serão realizados serviços de reparos em guias e sarjetas da via e a manutenção do passeio, utilizado por muitas pessoas para caminhadas e corridas.
Para o secretário Celso Aparecido Canassa, os serviços de recapeamento devem ser finalizados nas próximas semanas.
“Após o término do recapeamento previsto no projeto, faremos a sinalização horizontal e intensificaremos os trabalhos de reparos em guias e sarjetas, além de recuperar os passeios da via, nos trechos mais deteriorados, garantindo segurança à população que costuma caminhar e correr pelo local”, assegurou.
Duplicação da iluminação pública
Outra obra importante que faz parte do projeto de revitalização da Avenida Dona Renata é a duplicação da iluminação pública em praticamente toda a extensão da via.
A obra faz parte da 2ª etapa do projeto realizado pela administração municipal – a 1ª fase envolveu intervenções e melhorias na iluminação em vários bairros da cidade.
Na Avenida Marginal, a ação será realizada em 393 postes, que passarão a contar com dois braços de iluminação – atualmente, eles possuem apenas um. As antigas lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por modelos de vapor metálico (luz branca) de 250 watts, garantindo assim mais segurança à população.
“A Avenida Dona Renata é uma das mais importantes da cidade, já que possibilita acesso a praticamente todas as regiões. Estamos revitalizando esta via pública, que ficará mais segura para motoristas e pedestres”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Cada poste ficará, então, com 500 watts de luz – o dobro da iluminação atual. Ao todo, serão instaladas 786 luminárias ao longo da Avenida Dona Renata.
Horácio Busolin Júnior /Secom