A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/08/2014 às 18:18
152 anos de Araras: atividades religiosas marcam Dia da Padroeira
Festividades acontecem nesta sexta-feira (15), feriado municipal; programação conta com alvorada festiva, laudes, missas, café da manhã, procissão e coroação

O feriado municipal em comemoração ao Dia da Padroeira e também aos 152 anos de fundação de Araras será marcado por atividades religiosas na Basílica “Nossa Senhora do Patrocínio”.

A programação começa às 6h desta sexta-feira (15), com alvorada festiva, seguida por laudes, missa e café da manhã no Largo da Basílica, às 8h30.

Às 10h, acontece a missa festiva que será celebrada pelo bispo diocesano de Limeira Dom Vilson Dias de Oliveira. A celebração contará com a presença de todos os padres da cidade.

À tarde, a missa solene começa às 16h e será seguida pela tradicional procissão marcada para as 17h30. O cortejo religioso será acompanhado por agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que disponibilizarão viaturas estrategicamente posicionadas em cruzamentos para garantir segurança e organização do trânsito na região central.

O trajeto terá o Largo da Basílica como ponto de concentração e chegada. Os fiéis caminharão pelas ruas José Bonifácio, Treze de Maio, Barão de Arary, vereador Cesário Coimbra e Praça Barão de Araras.

“Agentes de trânsito acompanharão o evento para orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres”, comentou o diretor do Demutran, Luiz Carlos Bressan Júnior.
Após a procissão, às 18h, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio será coroada pelos devotos. A homenagem acontece em frente à Basílica.

Os eventos em comemoração aos 152 anos de Araras tiveram início no último fim de semana, com quermesse na Praça “Barão de Araras” e apresentações de dança flamenca com o grupo Soniquete e do cantor lírico Adriano Fiori e Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo”.

Fundação de Araras

O feriado do dia 15 de agosto comemora o aniversário de fundação de Araras, que coincide com a inauguração da capela dedicada à Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, em 15 de agosto de 1862.

Segundo registros históricos, foi a partir da capela que a cidade se formou, conquistando sua emancipação política anos depois, em 24 de março de 1871.

Além da fundação de Araras, o feriado comemora o dia da Padroeira da cidade: Nossa Senhora do Patrocínio.

Confira a programação religiosa do feriado
6h – Alvorada festiva
6h30 – Laudes
7h15 – Missa
8h30 – Café da Manhã – Largo da Basílica
10h – Missa com a presença de todos os padres da cidade e do Diocesano de Limeira Dom Vilson Dias de Oliveira
16h – Missa Solene
17h30 – Procissão
18h – Coroação

Secom/PMA