A Prefeitura iniciou a construção da nova escola de ensino fundamental no Jardim das Nações. A empresa responsável pela obra já realizou os serviços preliminares de limpeza e terraplanagem do terreno, localizado entre as Avenidas Dr. Olindo Rússolo e Goffredo Teixeira da Silva Telles, na esquina com a Emef “Joel Job Fachini”.
Na última quinta-feira (31), técnicos realizaram a aferição da topografia do terreno para dar início à fase de marcação da obra e fundação do prédio.
A nova escola vai oferecer 600 vagas para a região sudeste - 300 no período da manhã e outras 300 à tarde. Alguns alunos, no entanto, permanecerão na unidade em período integral.
O projeto da Emeief, que terá área total de 8 mil m², é semelhante ao da nova Escola do Campo “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”, que fica no bairro rural Elihu Root.
A escola terá 12 salas de aula, laboratório, sala de informática e de professores, biblioteca, sala multiuso, pátio coberto com palco, cozinha e quadra coberta.
A obra é executada pela Prodex Construtora, vencedora do processo licitatório, e conta com investimentos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Governo Federal, no valor de R$ 3,6 milhões, com contrapartida da Prefeitura.
A realização da obra também atende à demanda indicada pela população nas reuniões do Orçamento Participativo da região sudeste.
“A construção de nova escola irá suprir a demanda de vagas na região sudeste. A unidade terá estrutura suficiente para oferecer ensino em tempo integral. Com isso, vamos manter os alunos por mais tempo na escola, realizando atividades físicas, culturais e pedagógicas no contraturno escolar”, afirmou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Novas escolas
Os investimentos em educação não param por aí. No segundo semestre de 2014, está prevista a entrega de mais duas creches: uma no Alto da Colina e outra no Jardim Tangará. As duas também foram construídas com investimentos do Governo Federal.
As obras, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, seguem na fase final de acabamento. Juntas, as unidades irão gerar 480 vagas, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade.
Outros três bairros da cidade também serão contemplados com novas escolas de ensino fundamental. Com investimentos do Governo Federal serão construídas unidades no Jardim Esmeralda, Elihu Root (nova Escola do Campo) e Residencial “Warley Colombini”.
Pelo Governo do Estado, a administração também conseguiu investimentos que serão aplicados na construção de três creches-escolas: Residencial “Warley Colombini”, Jardim Dalla Costa e Jardim das Nações 2.
Horácio Busolin Júnior / Secom