A Patrulha Rural da Guarda Municipal de Araras ganhou um novo reforço: uma caminhonete Mitsubishi/Nissan L200. A Prefeitura entregou o veículo à corporação durante cerimônia realizada na última terça-feira (28), no Sindicato Rural de Araras, localizado na Rua dos Aimorés, 67, Vila Bressan.
O reforço na frota também atende a uma demanda indicada pelos moradores da zona rural nas reuniões do Orçamento Participativo. Com a aquisição, a frota passará a contar com quatro veículos. Além da nova viatura, a equipe também possui outra caminhonete S10 e dois carros Siena.
Já licenciado e equipado, o carro auxiliará nos trabalhos de monitoramento dos bairros da Cascata, São Bento, Morro Grande, Marimbondo, Maniçoba, Caio Prado e região.
Atualmente, a Ronda Rural conta com nove guardas municipais. Em breve, este efetivo será dobrado com a contratação dos novos profissionais aprovados em concurso realizado no início deste ano.
Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo, o reforço na frota faz parte de um amplo projeto de investimentos, realizados pela Prefeitura para garantir mais segurança a toda a população.
“Nos últimos meses, adquirimos oito viaturas spins, quatro escopetas, 60 pistolas calibre 380. Além disso, reforçaremos o efetivo com a contratação de mais 70 gms e capacitamos os que já atuam na corporação, com a criação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da GM”, citou.
A delegada do OP da zona rural Teresinha Ivana Zago Sanfelice, moradora do bairro Caio Prado, agradeceu a administração por atender à mais esta demanda.
“O Orçamento Participativo é um projeto em que acredito. A Prefeitura tem nos atendido e está concretizado várias melhorias reivindicadas pelos moradores da zona rural, como ligações de água, recapeamento de estradas rurais, iluminação no bairro Elhiu Root, troca da ponte que dá acesso aos Assentamentos, entre outras demandas”, disse.
Representando os agricultores da cidade, o presidente do Sindicato Rural de Araras Nelson Donizeti Viel destacou o trabalho realizado pela GM na zona rural. “Os gms estão sempre próximos dos moradores da zona rural. A aquisição da viatura irá garantir ainda mais proteção aos agricultores e suas propriedades”, destacou.
Para o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, o reforço na frota da Patrulha Rural é mais uma conquista da população, que tem reivindicado suas demandas no Orçamento Participativo e também na Câmara Participativa.
“A população tem comparecido cada vez mais nas reuniões da Câmara Participativa. A GM tem um papel importantíssimo na segurança da cidade e necessita de investimentos. A patrulha rural ficará mais equipada e dará suporte adequado à GM que atua na zona urbana”, disse.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou a importância do Orçamento Participativo, como instrumento de realização da vontade da população.
“A administração tem se empenhado para atender às demandas da zona rural. Nessa semana, começamos outra importante obra, também indicada no OP, que é a troca da ponte dos Assentamentos. É por meio da luta e da reunião do povo que as conquistas são concretizadas”, destacou.
Brambilla também ressaltou a importância de reforçar a proteção aos agricultores. “Peço a Patrulha Rural para que não meça esforços em garantir segurança na zona rural. Estamos prestando contas a eles, pois o agronegócio sustenta o país. Temos garantido infraestrutura necessária aos produtores rurais, não só em segurança. Nos últimos anos, investimos mais de R$ 3 milhões na compra de máquinas, o que não acontecia há mais de 30 anos. Ainda há muito o que fazer e, em breve, tenho um sonho de concretizar projeto que irá fomentar o turismo rural-urbano com a implantação de um trem sobre rodas”, finalizou.
Também estavam presentes à cerimônia a secretária municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais Sandra Milaré; o coordenador do Departamento de Agricultura Claudemir Brucieri; o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente Raul de Barros Winter; o diretor da Guarda Municipal de Araras Sérgio Jamil Sarraf; o chefe de divisão da Patrulha Rural da GM, Reinaldo Benites; o 1º Sargento e chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araras, Herberth Lima de Almeida; 2º Sargento da Polícia Militar Bruno Felipe da Costa e o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araras, Benedito Ferreira de Campos.
Horácio Busolin Júnior/ Secom