A Emeief “Professora Lídia Maria Buzon Curtulo” foi reinaugurada nesta quinta-feira (24), após 33 anos de fundação.
O prédio, localizado no Parque Industrial, recebeu sua primeira reforma e ampliação e foi entregue à população, pela Prefeitura de Araras, na manhã desta quinta-feira (24), durante cerimônia realizada na própria unidade.
Com a reforma, a escola passa a contar com uma sala de informática (com capacidade para atender 32 alunos), novas salas de aula e multiuso, biblioteca, dois novos sanitários e novos brinquedos no playground. Além disso, um banheiro foi reestruturado e adaptado para atender pessoas com necessidades especiais.
“A atual administração tem como meta construir uma cidade de oportunidades para todos e iniciamos esse processo com investimentos na educação municipal. Essa é a terceira unidade escolar entregue este mês, oferecendo um diferencial aos nossos estudantes da rede infantil, com as salas de informática”, destacou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
As melhorias foram realizadas pela Prefeitura de Araras, com recursos próprios. Juntas, as quatro escolas reformadas e ampliadas que serão entregues pela administração municipal em julho vão beneficiar 1.054 alunos de vários bairros da cidade. As outras duas já entregues foram a Emeief “Antonio Severino”, no Parque Santa Cândida, no dia 15, e a Emei “Nona Catharina”, na última sexta-feira (18).
“Temos muitos motivos para festejar nesta data. Entregamos à população uma escola maior, com uma nova biblioteca e uma sala de informática para atender 32 alunos por aula. Além disso, a revitalização do prédio oferece aos nossos estudantes estrutura adequada para o desenvolvimento de várias atividades”, disse a secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri.
Representando o Poder Legislativo, o vereador e também professor Valdevir Carlos Anadão ressaltou que as melhorias voltadas à educação, entregues pelo atual Governo, são um legado para as crianças de Araras.
“Estas medidas garantem uma nova política de educação municipal, na qual oferecemos mais qualidade aos alunos da rede ensino. Ao visitar a escola, me surpreendi com um novo prédio, salas amplas, equipamentos de excelência e serviços iguais aos oferecidos na rede particular”, destacou.
Também presente à reinauguração, Márcia Aparecida Buzon, irmã da patronesse Lídia Maria, lembrou do período em que trabalhou na Emeief e parabenizou a administração pelo trabalho realizado no prédio.
“Agradeço em nome da família o carinho dedicado à essa escola e me sinto honrada em fazer parte desta história. Temos aqui profissionais empenhados em ofertar aos alunos da educação infantil carinho, dedicação e conhecimento”, disse.
A diretora da escola Angela Maria Ernandes Piscello detalhou a alegria das crianças que, ao voltarem do recesso escolar, se surpreenderam com as mudanças realizadas no prédio.
“Foi emocionante presenciar este retorno. Eles repararam até nos banheiros, que agora estão com espelhos. Ali, nós, educadores, vamos poder trabalhar com a autoestima de cada um”, disse.
Participaram também do evento o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortela; os vereadores Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Eduardo Elias Dias (Dú Segurança) e Magda Carbonero Celidório; familiares de Lídia Maria – entre eles, a sobrinha Maria Regiane Beraldo; o ex-marido José Curtulo e a atual esposa dele Cassia Maria Lima Curtulo, além de secretários municipais, servidores públicos, pais, alunos e integrantes do corpo docente da unidade escolar.
Modernização das escolas
A próxima reinauguração será a Emeief “José Dante Rodini”, localizada na Praça José Félix Nunes, 334, Jardim Fátima. O evento acontece no dia 30, às 9h. Entre as melhorias realizadas no prédio estão a construção de uma sala de informática, com capacidade para atender 40 alunos, sala para coordenadoria, sala de aula, além de biblioteca e novo banheiro.
Desde o início deste ano, outras duas escolas também foram entregues à população, totalmente reformadas. No mês passado foi a vez da Emeief “Dona Rosa Padula Zurita”, na região central.
As melhorias na unidade envolveram troca do telhado, do forro e dos sistemas elétrico e hidráulico; além de instalação de sistema de combate a incêndio, remodelação nos sanitários e na cozinha, melhorias na acessibilidade e construção de novo muro, alambrado e quadra para atividades esportivas e recreativas, e ainda instalação de novos brinquedos no playground.
A unidade também foi ampliada e a nova área de aproximadamente 240m² passou a abrigar biblioteca, sala de informática e duas salas de aula. Foi instalada também cobertura metálica na entrada da escola para proteger os alunos do sol e da chuva.
Já a Emeief “Maria de Lourdes Mattar”, no Jardim Copacabana, foi reformada e entregue em março. A obra incluiu troca do telhado, reestruturação das salas de aulas, reforma dos banheiros e a construção de uma rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais. A obra também contou com investimentos do Governo Federal, obtidos por meio de emenda do deputado Newton Lima.
Luciana Cândido/Secom