A Prefeitura de Araras entregou na manhã desta sexta-feira (18) a ampliação e reforma da Emei “Nona Catharina”, no José Ometto 1. Com a melhoria, a escola que atende atualmente 100 alunos passa a ter capacidade para receber, em período integral, 200 crianças, zerando assim a lista de espera por vagas na unidade.
Esta é a segunda das quatro escolas reformadas e ampliadas que serão entregues pelo Governo de Araras este mês. Além da Emeief “Antonio Severino”, entregue na última terça-feira, e da Emei “Nona Catharina”, a Prefeitura reinaugura também as Emeiefs “Professora Lídia Maria Buzon Curtulo” (Parque Industrial) e “José Dante Rodini” (Jardim Fátima).
As melhorias na unidade do José Ometto 1 atendem a demandas feitas pela população no Orçamento Participativo. Após reuniões entre representantes das Secretarias de Educação; Planejamento, Gestão e Mobilidade; e Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, foi concluído o projeto de revitalização da creche, considerada uma das maiores da América Latina em área construída.
“Essa é a segunda unidade reformada e ampliada que entregamos nesta semana. Parabenizo a todos que contribuíram para que mais esse sonho se tornasse real. Oferecemos agora para nossas crianças uma escola adequada, reformada, com novo mobiliário. Tudo feito com recursos próprios”, declarou a secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri.
As obras na Emei “Nona Catharina” envolveram reforma completa no telhado, forro, sistema elétrico e hidráulico, além de instalação de um novo sistema de combate a incêndio com reservatório de água. As melhorias incluíram ainda substituição de janelas e otimização do layout interno, com ampliação e divisão das salas, conforme a necessidade da escola.
Além disso, foram realizadas troca de pisos, revitalização do playground, instalação de uma coifa industrial na cozinha e de um toldo na entrada principal da escola para proteger os alunos, principalmente nos dias de chuva. A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura, que somam quase R$ 1 milhão.
“A atual administração prioriza a qualidade na infraestrutura das unidades escolares, porém não visa apenas uma educação voltada aos ensinamentos vividos em sala de aula. Peço aos professores que desenvolvam as habilidades dos nossos alunos e que agucem a criatividade e a imaginação de cada um. Em breve, teremos um Lago Municipal revitalizado, área que também poderá ser utilizada pelos nossos estudantes como fonte de conhecimento e lazer”, destacou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
A diretora da escola, Maria Zélia Perinoto Morelli, destacou a importância da reforma no prédio, que sofria com infiltrações, problemas elétricos e também com a falta de mobiliário adequado, como carrinhos de bebê, cadeirões para alimentação e berços.
“Atendemos aqui crianças de 0 a 3 anos de idade, que necessitam de cuidado em período integral. Estamos felizes com o carinho recebido por meio desta reforma. Além da parte estrutural, recebemos também novos móveis, como bebê-conforto, berços e cadeirões. Deixo as portas da Emei “Nona Catharina” abertas à comunidade do bairro, para que possamos cuidar desse patrimônio juntos”, ressaltou.
Representando o poder Legislativo, o vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) relembrou as necessidades da escola e parabenizou a atual administração pela obra.
“Fui surpreendido ao chegar aqui e ver como essa escola ficou bonita. Em breve, mais crianças poderão usufruir de suas instalações e compartilhar tudo o que é oferecido aqui, em período integral”, falou.
Aquecimento solar
Uma das novidades da reforma na unidade foi a instalação de um sistema de aquecimento solar, realizada por meio de parceria da Prefeitura com a Elektro. O novo sistema vai gerar economia de até R$ 12 mil ao ano, o equivalente a 30 MWH/ano, aos cofres municipais.
Um avanço para a unidade que registrava, até então, um consumo alto de energia elétrica em função dos banhos diários das crianças. Além dos chuveiros e torneiras instalados nos banheiros da escola, há um ponto de aquecimento localizado também na cozinha para facilitar o trabalho das merendeiras do local.
A Emei “Nona Catharina” foi contemplada com o projeto de Aquecimento Solar da Elektro em setembro do ano passado.
“Araras é a pioneira, entre as cidades que fazem parte da área de concessão da Elektro, a ter o projeto. A concessionária é uma grande parceira da cidade, incentivando e implantando projetos voltados à eficiência energética nos prédios públicos”, disse o coordenador geral da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal) Oswaldo Salviatto Júnior.
Participaram também da cerimônia de reinauguração os vereadores Erinson Mercatelli e Eduardo Elias Dias (Dú Segurança), além da diretora da área social do grupo Usisa São João Evelin Morelin – representando a família Ometto, responsável pela doação do terreno para a construção da unidade escolar; do assessor parlamentar do deputado federal Newton Lima, Ricardo Salomão; do engenheiro da Elektro Lucas Sanches; de secretários municipais, servidores públicos, pais de alunos, corpo docente da unidade escolar e imprensa local.
Mais escolas
Além da Emeief “Antonio Severino” e da Emei “Nona Catharina”, a Prefeitura reinaugura também as Emeiefs “Professora Lídia Maria Buzon Curtulo” (Parque Industrial) e “José Dante Rodini” (Jardim Fátima).
No dia 24, às 9h, será a vez da Emeief “Professora Lídia Maria Buzon Curtulo”, localizada na Rua Mato Grosso, s/n, Parque Industrial. A solenidade é aberta à população e no local foram construídas sala de informática, com capacidade para atender 32 alunos, salas de aula e multiuso, biblioteca, além de dois novos sanitários.
A unidade recebeu ainda novos brinquedos para o playground, além de adaptação de um banheiro para pessoas com necessidades especiais.
Já no dia 30 de junho serão entregues as melhorias na Emeief “José Dante Rodini”, no Jardim Fátima. A unidade foi ampliada e ganhou sala de informática com capacidade para atender 40 alunos, sala para coordenadoria, sala de aula, além de biblioteca e novo banheiro. A escola fica na Praça José Félix Nunes, 334. Além destas unidades, outras duas escolas foram entregues recentemente à população, totalmente reformadas.
No mês passado, foi a vez da Emeief “Dona Rosa Padula Zurita”, na região central. As melhorias na unidade envolveram troca do telhado, do forro e dos sistemas elétrico e hidráulico; além de instalação de sistema de combate a incêndio, remodelação nos sanitários e na cozinha, melhorias na acessibilidade e construção de novo muro, alambrado e quadra para atividades esportivas e recreativas, e ainda instalação de novos brinquedos no playground.
A unidade também foi ampliada e a nova área de aproximadamente 240m² passou a abrigar biblioteca, sala de informática e duas salas de aula. Foi instalada também cobertura metálica na entrada da escola para proteger os alunos do sol e da chuva.
A Emeief “Maria de Lourdes Mattar”, no Jardim Copacabana, foi reformada e entregue em março. A obra incluiu troca do telhado, reestruturação das salas de aulas, reforma dos banheiros e a construção de uma rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais. A obra também contou com investimentos do Governo Federal, obtidos por meio de emenda do deputado Newton Lima.
Luciana Cândido/Secom