O sistema de aquecimento solar da Emei “Nona Catharina”, implantado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Elektro, já está pronto.
A instalação foi testada na semana passada pelo engenheiro de eficiência energética da Elektro Lucas Sanchez Rafacho e também por técnicos da empresa Solar Minas, responsável pela instalação dos oito reservatórios térmicos de 300 litros e oito coletores de energia solar de 2 m² cada.
O dispositivo é uma das novidades da escola, que está sendo totalmente reformada e ampliada pelo Governo de Araras. As obras devem ser concluídas nas próximas semanas.
O novo sistema de aquecimento vai gerar economia de até R$ 12 mil ao ano, o equivalente a 30 MWH/ano, aos cofres municipais. Um avanço para a unidade que registrava, até então, um consumo alto de energia elétrica em função dos banhos diários das crianças – em média, seis mil banhos mensais, com duração de quatro a cinco minutos cada um.
Os testes foram acompanhados pela secretária municipal de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri, pela diretora da Emei Zélia Maria Perinotto Morelli, pela diretora de coordenadoria infantil Helena Aparecida Bernardes, e pelo coordenador geral da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal) Oswaldo Salviatto Júnior.
“Testamos as torneiras e chuveiros, que funcionam por meio de energia solar, mas também possuem suporte adequado para atender nossos alunos nos dias nublados e chuvosos”, detalhou a secretária de Educação.
Além dos chuveiros e torneiras instalados nos banheiros da escola, há um ponto de aquecimento localizado na cozinha para facilitar o trabalho das merendeiras do local.
A Elektro vai oferecer treinamento aos 65 funcionários da escola sobre o funcionamento do sistema.
“A Elektro é uma grande parceira do município de Araras, incentivando e implantando projetos voltados à eficiência energética nos prédios públicos. A intenção é que novas iniciativas sejam concretizadas ainda este ano”, disse o coordenador geral da Ugem.
A Emei “Nona Catharina” foi contemplada com o projeto de Aquecimento Solar da Elektro em setembro do ano passado. Araras é a pioneira, entre as cidades que fazem parte da área de concessão da Elektro, a ter o projeto.
A parceria entre o Município e a concessionária contemplou ainda outros projetos na área, como a troca de iluminação outros prédios públicos: Emeief “Antonio Severino” (Parque Santa Cândida), Emei “Pref. José Paulino de Oliveira” (Parque Industrial), Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza” (José Ometto) e Câmara Municipal de Araras.
Melhorias estruturais
As obras na Emei “Nona Catharina” estão em fase de conclusão e envolveram reforma completa no telhado, forro, sistema elétrico, hidráulico e de combate a incêndio, além da substituição de janelas e otimização do layout interno, com ampliação e divisão das salas. O investimento chega a quase R$ 1 milhão.
Na parte interna do prédio, todas as salas já foram pintadas e receberão agora limpeza e colocação do mobiliário.
“Há pequenos ajustes para serem feitos na área externa, que incluem a jardinagem da escola. Esses detalhes serão resolvidos nas próximas semanas”, contou a diretora da unidade Zélia Morelli.
Além da Emei “Nona Catharina”, a Prefeitura está finalizando a reforma e ampliação também das Emeiefs “Professora Lídia Maria Buzon Curtulo” (Parque Industrial); “Antonio Severino” (Parque Santa Cândida) e “José Dante Rodini” (Jardim Fátima).
Outras duas escolas municipais já foram reformadas e entregues recentemente à população: “Dona Rosa Padula Zurita” (região central) e “Maria de Lourdes Mattar” (Jardim Copacabana).
“Queremos oferecer melhor estrutura aos nossos alunos, por isso o investimento em reforma e ampliação das escolas municipais. Além disso, vamos construir novas unidades em vários bairros da cidade, ampliando as vagas disponíveis para crianças e adolescentes. Este é um compromisso que vem sendo cumprido pelo Governo de Araras”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Luciana Cândido/Secom