A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/06/2014 às 10:41
Lago Municipal: novo paisagismo valoriza preocupação com o meio ambiente
Espaço onde ficava o antigo zoológico está sendo rearborizado e recebendo o plantio de 50 espécies arbóreas frutíferas, além de palmeiras, coqueiros e outras espécies

A revitalização do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” – Lago Municipal, realizada pela Prefeitura de Araras em parceria com o Governo Federal, conta com projeto paisagístico inovador, que valoriza a preocupação com o meio ambiente e o bem estar das pessoas que visitarão o local.
As obras se concentram, nesta etapa, na área onde funcionava o antigo zoológico e estão em fase de conclusão.
Com a proposta de tornar o novo Lago Municipal um espaço de lazer e também de preservação ambiental, o projeto teve o cuidado de manter a vegetação nativa e incrementar ainda mais o paisagismo do local.
Para isso, o Departamento de Meio Ambiente, órgão ligado ao Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente), avaliou e catalogou as espécies existentes na área, que foram mantidas e integradas ao processo de rearborização.
Ao todo, o espaço está recebendo o plantio de 50 espécies de grande e médio porte, entre árvores frutíferas, palmeiras e coqueiros. Foi realizada ainda a poda responsável em árvores e arbustos do local, visando apenas aparar os excessos de galhos, sem prejudicar o desenvolvimento das plantas.
O novo Lago Municipal contará também com forração de grama e flores coloridas adequadas às áreas com sombra e jardins especiais, que estão entre as atrações do novo parque.
Um deles fica próximo à entrada do parque, pela Rua Santa Cruz, e terá várias espécies de flores. O outro é o jardim sensorial, que está sendo finalizado na outra entrada do parque, próximo aos quiosques. Em forma de espiral e com uma fonte de água ao centro, ele será formado por um labirinto de floreiras de diversas espécies de plantas, que irão estimular sentidos do corpo humano, como tato, audição, visão e olfato.

No entorno do lago ornamental, que contará com peixes nativos, também haverá um jardim formado por árvores como palmeiras, bambus e ipês amarelos. No local, serão plantadas ainda as espécies ninfeia (planta aquática), arbustos, herbáceas e trepadeiras.
Outro local que será bem arborizado é o entorno da tenda coberta. O local terá árvores como ipê roxo, carpentaria (palmeira arbórea), jacarandá mimoso e palmeira imperial.
De acordo com a diretora de projetos da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade Adriana Corsini Menegolli, o objetivo é proporcionar o lazer e estimular a preservação do meio ambiente em um só local.
“Tivemos o cuidado de repor a flora do parque também já pensando em fornecer alimentação às araras que serão recuperadas no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), instalado no Lago, e liberadas na área de soltura (zona rural). Elas poderão, quem sabe, povoar o parque depois de reintegradas à natureza. Além disso, o novo paisagismo será de fácil manutenção e perfeitamente adequado às características de parques públicos”, explicou.
Visando promover a educação ambiental, as árvores serão identificadas com placas que vão informar o nome popular, o nome científico e a região de origem das espécies.

 

Novo Lago Municipal
As obras de revitalização do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal) vão transformar a área onde ficava o antigo zoológico em espaço de lazer contemplativo e promoção da consciência ambiental.

Os serviços, que contam com investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e também da Prefeitura de Araras, seguem dentro do cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e serão concluídos em breve.
Entre as novidades em construção no local estão ainda a fonte interativa com água tratada, onde as crianças poderão brincar, além do lago ornamental e jardim sensorial.
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que também vai funcionar no local, será um espaço destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e à reintegração delas ao habitat natural.
Aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental na cidade ou região serão encaminhadas ao Cras, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário. De lá, elas serão encaminhadas à área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras e será parceira da Prefeitura.
Para incentivar atividades esportivas, haverá ainda um espaço coberto permanente, que será disponibilizado aos munícipes para prática de atividades esportivas e eventos culturais, além de nova iluminação e ampla área de passeios.
Depois da reforma na área do playground, que foi entregue em fevereiro, e da revitalização do espaço onde ficava o antigo zoológico, ainda estão previstas intervenções no entorno do lago, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto e sanitários, além de melhorias nos passeios e iluminação.
“Estamos concluindo mais uma etapa da revitalização do Lago Municipal e resgatando um dos principais cartões postais de Araras. O Lago voltará a ser referência na cidade e na região, como uma área de lazer, turismo e educação ambiental”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
A revitalização do Lago Municipal também atende a uma demanda indicada no Orçamento Participativo da região central.

 Horácio Busolin Júnior / Secom