O prefeito Nelson Dimas Brambilla recebeu na tarde desta quarta-feira (18) visita da delegada Amanda Galviano Vieira de Matos, que assume o comando da nova DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Araras.
Participaram também da reunião o delegado titular de Araras Sydney Sully Urbach e o delegado da seccional de Limeira Miguel Wil Cornacchioni Escrivão, que estava acompanhado do escrivão Carlos Degaspari.
O encontro aconteceu no gabinete municipal e abordou assuntos ligados à segurança pública, defesa da mulher e o trabalho a ser desenvolvido na cidade pela DDM.
“Lutamos pelo retorno da DDM ao município e estamos felizes com a vinda da delegada para a coordenação dos trabalhos em Araras. Desejamos a você sucesso nesta caminhada profissional, pois seu trabalho terá extrema importância na luta contra as injustiças praticadas contra o público feminino da nossa cidade”, disse Brambilla à nova delegada.
Até então, Amanda chefiava a Polícia Civil de Iracemápolis e sua designação para Araras foi publicada no dia 6 de junho no Diário Oficial de São Paulo.
Araras estava há 10 anos sem uma delegada específica para o atendimento às mulheres. A vinda de Amanda se concretizou após convite feito pelo delegado titular de Araras e pelo delegado da Seccional de Limeira.
Nascida em Ituverava/SP, região de Ribeirão Preto, ela se formou na Faculdade de Direito de Franca/SP e trabalhou naquela cidade como escrivã da Polícia Civil, onde exerceu a atividade por um curto período de tempo. Atuou ainda como plantonista no 64º Distrito Policial da zona leste de São Paulo/SP, região da 7ª Seccional de Itaquera.
Retorno da DDM
A Prefeitura de Araras participou do processo de reativação da DDM, oferecendo recursos humanos para o funcionamento da unidade – parceria que já acontece com a Polícia Civil de Araras.
Quatro estagiárias de direito, estudantes do Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, foram contratadas pela Prefeitura para auxiliar nos trabalhos da DDM. Elas já estão trabalhando no prédio da Delegacia titulado do município, cumprindo jornada de 30 horas semanais.
Caberá ao Governo do Estado a reforma do prédio localizado na Rua Tiradentes, Centro, onde funcionava a Delegacia de Polícia e, mais recentemente, o 1º Distrito Policial, para abrigar a DDM. A previsão é que a nova unidade comece a funcionar até o final deste ano.
A volta dos serviços prestados pela DDM garante atendimento especializado e separado para as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, como era oferecido até a unidade ser desativada em Araras, em 2008.
Além disso, a nova unidade expande o seu atendimento aos jovens e idosos vítimas de maus tratos. Em Araras, de acordo com levantamentos da Polícia Civil, um terço das ocorrências envolvem violência contra a mulher.
Desativação
A DDM foi desativada em 2008 e o atendimento voltado às mulheres transferido para a Delegacia Participativa, no Jardim São João, inaugurada também naquele ano. Em 2013, os dois distritos policiais do município foram extintos e os funcionários foram remanejados para o prédio da Delegacia Participativa, intitulada hoje de Central de Polícia.
Luciana Cândido/Secom