A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/06/2014 às 17:10
Danças típicas e show sertanejo abrem “Arraial na Praça” nesta sexta-feira
Festa começa às 19h30 com apresentação da quadrilha Fogo na Tuia; evento gratuito segue até domingo (15), com shows especiais da cantora Mariangela Zan e Zé Geraldo

A quadrilha “Fogo na Tuia” abre nesta sexta-feira (13), Dia de Santo Antônio, o “Arraial na Praça”, na Praça Barão de Araras. O evento é realizado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Gratuita, a festa segue até domingo (15) com culinária e atrações musicais típicas, com destaque para os shows da cantora Mariangela Zan (sábado) e do cantor e compositor Zé Geraldo (domingo).

Após a dança da quadrilha, às 20h30, quem sobe ao palco é a Associação Cultural Raízes de Araras. O grupo é composto por integrantes do Amigos Catireiros, fundado há 16 anos. Para a festa, os integrantes irão apresentar a catira, dança folclórica brasileira, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos.

A Orquestra de Violeiros de Araras encerra o primeiro dia de festa. O grupo existe há mais de 12 anos e foi fundado com o objetivo de resgatar a música caipira de raiz na cidade e na região. Atualmente, o grupo conta com 30 integrantes entre crianças e adultos com idades que variam de 13 a 90 anos.

Solidariedade
Como nas edições anteriores, o “Arraial na Praça” terá praça de alimentação com barracas que irão comercializar comidas e bebidas típicas, e serão comandadas por 28 entidades assistenciais e clubes de serviço de Araras.

O cardápio trará delícias como quentão, vinho quente, batata frita, pastel, cachorro quente, espetinho de frango frito, caldo verde, churrasco, cuscuz, tortas, pizzas, bolo de fubá de milho e de laranja, doces, canjica, maçã do amor, pingado, pé-de-moça, entre outras comidas e bebidas.

Há também novidades culinárias para este ano, como a Sopa do Jeca e o Milho Caipira - o X-Caipira, sucesso no ano passado, foi mantido no cardápio deste ano também.

Toda a renda arrecadada na festa é beneficente e será dividida igualmente entre as entidades e clubes de serviço participantes.

Teatro e Sertanejo Raiz
A programação do segundo dia de festa traz atrações culturais diversificadas, que vão desde o teatro até o sertanejo raiz. O músico José Barbosa, mais conhecido como Barbosa do Acordeon, fará show a partir das 18h, homenageando o sanfoneiro Mário Zan. Além disso, o acordeonista, que toca há 12 anos, fará repertório com sucessos como “Asa Branca”, “Saudade de Matão” e “Feijão Queimado”. No show, o músico será acompanhado pelo violonista José Lussari.

No mesmo dia, o público vai assistir ao espetáculo de teatro de mamulengos “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso”, com o grupo “A Mala dos Mamulengos”, de Campinas. O espetáculo é baseado no cordel de José Pacheco, que utiliza “brincadeira” com bonecos, repleta de rimas e tiradas engraçadas, embalada com muito baião.

Às 20h, começa o show “Festa na Roça”, da cantora Mariangela Zan e Banda. Filha do acordeonista e compositor Mario Zan, ela começou sua carreira aos 13 anos, fazendo backing vocal nos shows e bailes de seu pai, por todo o Brasil. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mario Zan e de outros compositores.

Mariangela já se apresentou em diversos programas de televisão, como “Viola Minha Viola” (TV Cultura), “Terra Nativa” (TV Bandeirantes), “Pra você”, (TV Gazeta), “Dia a Dia Rural” (TV Terra Viva, do Grupo Bandeirantes), “Caminhos da Roça” (EPTV - Globo Interior SP e MG).

A dupla ararense Felipe e Marcelo encerra a noite de sábado, após o show da cantora Mariangela Zan. A dupla, formada em 2007, já dividiu o palco com Jorge & Mateus, Hugo Pena & Gabriel, Lucas & Luan e trará o melhor do sertanejo universitário ao público.

Cidadão: trinta e poucos anos
O cantor e compositor Zé Geraldo, atração mais esperada da festa, faz show de encerramento no domingo, às 20h. Com mais de 30 anos de carreira, ele tem 16 discos lançados, fora coletâneas e compactos.

Com o Duofel, lançou o CD “Acústico” (1996/Paradoxx) e com o amigo de muitos anos, Renato Teixeira, gravou “O Novo Amanhece” (2000/Kuarup). Seu 14º CD, “Tô Zerado”, foi relançado em 2004, pelo selo Sol do Meio Dia.

Em Araras, o cantor trará repertório do DVD “Cidadão: trinta e poucos anos”, em que o artista relembra grandes momentos de sua carreira que incluem canções como “Senhorita” e “Como diria Dylan”. Além disso, ele homenageia o amigo Renato Teixeira, de quem interpreta "Aprendendo a Viver", e o contemporâneo Raul Seixas, em "Cachorro Urubu", da parceria com Paulo Coelho.
Antes do show, o público poderá conferir também apresentação do grupo ararense Coisas do Brasil, que acontece às 18h.

Decoração típica
A Praça Barão já está decorada para a festa. Bandeirolas, balões, fitas e portais com enfeites característicos da época estão espalhados por todo o recinto.

As entidades assistenciais e clubes de serviço, responsáveis pela praça de alimentação, também estão enfeitando suas barracas, onde serão comercializados produtos e comidas típicas da época.

Além disso, a Praça também passou por melhorias esta semana para a festa. O Obelisco do Centenário de Araras recebeu limpeza especial com cera para proteger o mármore. Para realizar o serviço foi utilizado um caminhão guindaste. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais realizaram a limpeza dos bancos, pintura das guias dos jardins do recinto e reparos no calçamento.

Segurança e trânsito
Preocupada com o conforto e a comodidade da população, a Prefeitura irá disponibilizar estrutura adequada e segurança reforçada durante os três dias de festa. Próximo ao palco principal será instalada uma área com cadeiras destinadas a idosos e deficientes.

A segurança será reforçada com patrulhamento da Guarda Municipal e Polícia Militar, além de seguranças particulares. Guardas Municipais farão a ronda na Praça Barão e pms, patrulhamento nas imediações para prevenir furtos e roubos. Além disso, a base móvel da Polícia Militar será montada próximo ao Banco Bradesco.

Serão disponibilizados também banheiros químicos masculinos e femininos, além de mais dois destinados a pessoas com necessidades especiais, para garantir mais conforto à população. Uma equipe do Samu também ficará de prontidão, próximo à Basílica “Nossa Senhora do Patrocínio”, para atender as emergências.

O trânsito nas ruas centrais da cidade também foi interditado na última quarta-feira (11) para a instalação da estrutura do evento.

O trecho da Praça, compreendido entre as ruas Silva Jardim e Cristóvão Colombo, foi fechado para a montagem das barracas que irão comercializar as comidas e bebidas típicas.

Já as ruas do Largo da Basílica, na Praça Barão de Araras, já estão fechadas para garantir a montagem do palco onde irão acontecer os shows típicos da festa.

Confira a programação do Arraial na Praça 2014

Sexta (13)
19h30 - Quadrilha Fogo na Tuia
20h30 - Apresentação de Catira | Associação Cultural Raízes de Araras
21h - Show | Orquestra de Violeiros de Araras

Sábado (14)
18h - Show | Barbosa do Acordeon
19h - Teatro de Mamulengos | A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso - A Mala dos Mamulengos
20h - Show | Festa na Roça - Mariangela Zan e Banda
21h30 - Show | Felipe e Marcelo

Domingo (15)
18h - Coisas do Brasil
20h - Show | Zé Geraldo

Horácio Busolin Júnior /Secom