Valorizar a identidade cultural da cidade e celebrar a cultura caipira. Estas são as propostas do “Arraial na Praça”, que é destaque da programação cultural deste fim de semana em Araras.
A festa, que é organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, começa sexta-feira (13) e segue até domingo (15), na Praça Barão de Araras. As atrações culturais da programação vão remeter ao clima junino, com shows musicais que vão desde o sertanejo raiz até o rock rural, com destaques para os shows dos cantores Mariangela Zan e Zé Geraldo.
A programação da festa também abrirá espaço para apresentações de artistas locais e o resgate de tradições tipicamente caipiras. Já na abertura quem se apresenta é a Quadrilha “Fogo na Tuia”, às 19h30.
A quadrilha trará números de dança com músicas juninas e a tradicional encenação do casamento caipira entre Cininha e Totonho, que terá a participação do padre Nhô Guirau e vários outros convidados. O grupo formado há 17 anos é composto por 42 integrantes e se apresenta em festas juninas de Araras e região.
Às 20h30, sobe ao palco a Associação Cultural Raízes de Araras. O grupo é composto por integrantes do Amigos Catireiros, fundado há 16 anos. Para a festa, o grupo irá apresentar a catira, dança folclórica brasileira, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos.
“A ideia é resgatar a cultura da catira tocando músicas de moda de viola da dupla Tião Carreiro e Pardinho, como “Pagode em Brasília””, disse Lurdio Gerais, coordenador do grupo, formado por 20 catireiros.
Encerra o primeiro dia de festa a Orquestra de Violeiros de Araras, que existe há mais de 12 anos e foi fundada com o objetivo resgatar a música caipira de raiz na região. Atualmente, o grupo conta com 30 integrantes entre crianças e adultos com idades que vão de 13 a 90 anos.
De acordo com Alexandre Braz (Xandão), coordenador da Orquestra, a ideia é realizar apresentação tipicamente junina, fazendo também homenagem à cantora ararense Inhana, que formou nos anos 50 e 60 a dupla sertaneja sucesso em todo o Brasil, Cascatinha e Inhana.
“Tocaremos canções dos principais ícones da música caipira de raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, Lourival dos Santos, Pena Branca e Xavantinho, além de um pout pouri “Pagode Sertanejo”, composto por Renato Strada, maestro da Orquestra de Violeiros”, disse Xandão.
Já no sábado (14), a festa começa às 18h, com apresentação do músico José Barbosa, mais conhecido como Barbosa do Acordeon, que fará apresentação homenageando o sanfoneiro Mário Zan.
Além disso, o acordeonista, que toca há 12 anos, fará repertório com sucessos como “Asa Branca”, “Saudade de Matão” e “Feijão Queimado”. O músico será acompanhado pelo violonista José Lussari.
No mesmo dia, o público vai assistir ao espetáculo de teatro de mamulengos “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso”, com o grupo “A Mala dos Mamulengos”, de Campinas. O espetáculo é baseado no cordel de José Pacheco, que utiliza “brincadeira” com bonecos, repleta de rimas e tiradas engraçadas, embalada com muito baião.
Às 20h, começa o show “Festa na Roça”, da cantora Mariangela Zan e Banda. Filha do acordeonista e compositor Mario Zan, ela começou sua carreira aos 13 anos, fazendo backing vocal nos shows e bailes de seu pai, por todo o Brasil. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mario Zan e de outros compositores.
Mariangela já se apresentou em diversos programas de televisão, como “Viola Minha Viola” (TV Cultura), “Terra Nativa” (TV Bandeirantes), “Pra você – de Ione Borges”, (TV Gazeta), “Dia a Dia Rural” (TV Terra Viva, do Grupo Bandeirantes), “Caminhos da Roça” (EPTV - Globo Interior SP e MG).
A dupla ararense Felipe e Marcelo encerra a noite, após o show da cantora Mariangela Zan. A dupla, formada em 2007, já dividiu o palco com Jorge & Mateus, Hugo Pena & Gabriel, Lucas & Luan e trará o melhor do sertanejo universitário ao público.
Rock rural e sertanejo raiz
Principal atração da festa, o cantor Zé Geraldo encerra o evento no domingo (15), às 20h, e trará um pouco do estilo rock rural aos ararenses. Com mais de 30 anos de carreira, o cantor e compositor tem 16 discos lançados, fora coletâneas e compactos.
Com o Duofel, lançou o CD “Acústico” (1996/Paradoxx) e com o amigo de muitos anos, Renato Teixeira, gravou “O Novo Amanhece” (2000/Kuarup). Seu 14º CD, “Tô Zerado”, foi relançado em 2004, pelo selo Sol do Meio Dia.
Em Araras, o cantor trará repertório do DVD “Cidadão: trinta e poucos anos”, em que o artista relembra grandes momentos de sua carreira que incluem canções como “Senhorita” e “Como diria Dylan”. Além disso, ele homenageia o amigo Renato Teixeira, de quem interpreta "Aprendendo a Viver", e o contemporâneo Raul Seixas, em "Cachorro Urubu", da parceria com Paulo Coelho.
Comidas e bebidas típicas
Como nas edições anteriores, o “Arraial na Praça” terá praça de alimentação com barracas que irão comercializar comidas e bebidas típicas, e serão comandadas por 28 entidades assistenciais e clubes de serviço de Araras.
O cardápio trará delícias como quentão, vinho quente, batata frita, pastel, cachorro quente, espetinho de frango frito, caldo verde, churrasco, cuscuz, tortas, pizzas, bolo de fubá de milho e de laranja, doces, canjica, maçã do amor, pingado, pé-de-moça, entre outras comidas e bebidas.
Este ano, serão comercializas novidades culinárias como a Sopa do Jeca e o Milho Caipira - o X-Caipira, sucesso no ano passado, foi mantido no cardápio deste ano também.
Toda a renda arrecadada na festa é beneficente será dividida igualmente entre as entidades e clubes de serviço participantes.
Programação do Arraial na Praça 2014
Sexta (13)
19h30 - Quadrilha Fogo na Tuia
20h30 - Apresentação de Catira | Associação Cultural Raízes de Araras
21h - Show | Orquestra de Violeiros de Araras
Sábado (14)
18h - Show | Barbosa do Acordeon
19h - Teatro de Mamulengos | A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso - A Mala dos Mamulengos
20h - Show | Festa na Roça - Mariangela Zan e Banda
21h30 - Show | Felipe e Marcelo
Domingo (15)
18h - Coisas do Brasil
20h - Show | Zé Geraldo
Horácio Busolin Júnior /Secom