A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/06/2014 às 11:32
30% da iluminação pública da Avenida Loreto já foi duplicada
Ao todo, serão instaladas 206 luminárias nos 103 postes da via; moradores da região elogiaram a obra, que garantirá mais segurança e tranquilidade

Em menos de uma semana, 30% da iluminação da Avenida Loreto já foi trocada e duplicada pela Prefeitura de Araras.

Ao todo, serão instalados 206 novos braços de iluminação no trecho de aproximadamente 1,3 km, compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” até as proximidades do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”.

Desde a última quinta-feira (5), quando o serviço começou, 65 braços já foram instalados na Avenida. Os serviços são realizados com recursos próprios da administração municipal e executados pela Elektro, que foi contratada pela Prefeitura. A previsão é que as melhorias sejam finalizadas em 30 dias.

O serviço inclui ainda a substituição das atuais lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por modelos de 250 watts, além da instalação de dois braços de iluminação em cada um dos 103 postes da avenida – atualmente, eles possuem apenas uma lâmpada cada.

População aprovou
O projeto ainda está em andamento, mas a troca e a duplicação da iluminação da Avenida Loreto já vêm deixando o local de cara nova, mais iluminado e mais seguro.

Quem mora na região ou utiliza a Loreto já nota as melhorias. Claúdio Souza, morador do Jardim das Flores, aprovou a obra. “A avenida ficou mais clara. Agora está mais seguro e tenho mais confiança em andar pela rua”, disse.

Moradora do Jardim Fátima, Analisa Mangarotti também elogiou os serviços. “Quando saio do trabalho à noite e passo pela avenida, parece até que é dia. Sinto-me bem mais segura em voltar para casa”, disse.

O serviço na Avenida Loreto faz parte do projeto de revitalização e modernização da iluminação pública, realizado pela Prefeitura em vários pontos da cidade.

A iniciativa vai somar mais de 2 mil novos braços de iluminação instalados em Araras, incluindo também a troca e duplicação da iluminação de praticamente toda a extensão da Avenida Dona Renata. No local, serão instaladas 786 novas luminárias em 392 postes da via. O processo licitatório já foi aberto e a obra deve começar em breve.

A 1ª fase do projeto contemplou a troca de 1.080 pontos de lâmpadas e luminárias no Parque Dom Pedro, Jardim Rosana, Jardim Luiza Maria, Vila Europa, Vila Santo Antonio, Jardim São João, Jardim Santa Rosa, Jardim Campestre e parte do José Ometto 3.

As melhorias também foram realizadas na estrada municipal “Adelino Chignolli”, no bairro rural Eliuh Root, que recebeu nova iluminação pública.

A troca da iluminação atende também a demandas debatidas e votadas como prioridades pelos moradores da zona urbana e rural, em reuniões do Orçamento Participativo.

Revitalização da Avenida Loreto
Além da duplicação e modernização da iluminação pública, o projeto de revitalização da Avenida Loreto inclui outras melhorias visando garantir melhor estrutura e mais segurança à população.

As modificações no trânsito já foram discutidas em duas audiências públicas realizadas com moradores da região na Emef “Pe. Ângelo Longhi”, no Jardim Maria Luiza – uma no final de 2013 e outra em fevereiro deste ano.

O debate definiu o fechamento dos acessos pelo canteiro central da Avenida e a instalação, em caráter experimental, de duas rotatórias provisórias na Avenida: uma no cruzamento entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira, próximo à Orimad; e outra, no cruzamento entre as ruas Silvino Gagliardi e José Salomé.

As intervenções propostas no projeto de revitalização vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto” e as proximidades do CAEE.

A revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da Avenida Loreto, e também intervenções em outras vias públicas de acesso à região.

Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.

As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.

Além disso, o projeto inclui também o recapeamento total da via, que foi um dos projetos selecionados pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e soma 6 km de pavimentação, incluindo outras vias da cidade.

A revitalização da Avenida Loreto, que tem 16 cruzamentos em sua extensão, também atende à reivindicação feita pela população no Orçamento Participativo.

Horácio Busolin Júnior/ Secom