A Prefeitura reinaugurou nesta sexta-feira (6) a Emeief “Dona Rosa Padula Zurita”, localizada na Rua Emílio Ferreira, no São Benedito, seguindo com o projeto de modernização nas escolas da rede municipal de ensino.
Reformada e ampliada, a escola atende 222 alunos, sendo que 150 deles permanecem na unidade em tempo integral.
Remodelada, a Emeief ganhou nova área de aproximadamente 240m² para abrigar biblioteca e duas novas salas de aula. Com a ampliação, a previsão, segundo a Secretaria de Educação, é em breve oferecer mais 50 vagas na unidade.
Além disso, a unidade ganhou também sala de informática com 20 computadores, equipados com fone de ouvido e microfone. O corredor de entrada também ganhou cobertura metálica, protegendo os alunos do sol e da chuva.
A reforma incluiu troca do telhado, do forro e dos sistemas elétrico e hidráulico; além de instalação de sistema de combate a incêndio, remodelação nos sanitários e na cozinha, melhorias na acessibilidade e construção de novo muro, alambrado e quadra para atividades esportivas e recreativas, e ainda instalação de novos brinquedos no playground e novos mobiliários.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou a importância de intensificar os investimentos em educação.
“Esta reforma faz parte de um processo que visa acabar com o apartheid social, pois só o conhecimento é capaz de libertar e promover a justiça entre as pessoas. Hoje, colocamos um tijolinho para construção de uma educação melhor para o futuro”, comentou.
“Este governo é preocupado com a qualidade do ensino e investe na estrutura das escolas para oferecer ensino integral em sua totalidade. Com isso, Araras terá um dos melhores serviços educacionais do país, tanto de ensino infantil quanto no fundamental”, destacou Brambilla.
A diretora Cláudia Castro disse que os investimentos na infraestrutura da escola garantem um ambiente mais favorável à educação das crianças. “O objetivo maior é a formação humana e educacional de nossos alunos. Garantindo mais segurança e conforto às crianças, poderemos atingir a meta de oferecer uma escola cada vez mais digna a elas”, disse, emocionada, ao agradecer seus pais presentes na cerimônia.
A secretária de Educação Elizabeth Cilindri ressaltou que, desde 2009, a administração municipal vem investindo na infraestrutura da educação, entregando novas creches e reformas nas unidades de ensino.
“Estamos entregando hoje uma nova escola, completamente modernizada, com laboratórios de informática, biblioteca e novo playground, cumprindo com o propósito de oferecer ensino de qualidade. No entanto, os esforços não param por aí. Estamos investindo também na valorização do professor. Com a implantação do IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação), os professores estão mais motivados, o que no futuro refletirá em melhor eficiência no ensino oferecido”, disse a secretária.
Também presente à cerimônia Ísis Zurita Rüegger, filha da patronesse da escola, agradeceu a homenagem à sua mãe. “Mais uma vez, estou emocionada pelo nome da minha mãe ser celebrado e rememorado. Chamo os pais para que tragam seus filhos para estudar nessa escola, que é um exemplo em Araras”, disse.
Relembrando as realizações da Prefeitura na área de educação, o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella destacou o empenho da administração em enobrecer os espaços públicos de ensino.
“Essa reforma simboliza uma nova visão de educação, alinhada também com o compromisso do Governo Federal, que consiste na valorização e investimentos em todas as fases do ensino público. Além disso, o professor também é valorizado pela Prefeitura de Araras, pois a educação é o pilar de transformação da cidade”, disse o vereador.
Além da revitalização na unidade, a Prefeitura também reformou as instalações da sede do Grupo de Escoteiros Arara Azul, localizada dentro da escola.
Nasce uma nova escola
Pais e professores conferiram as novas instalações da Emeief “Dona Rosa Padula Zurita” e constataram que as melhorias realizadas na escola.
Alunos da escola apresentaram um número de dança, inspirado na Copa do Mundo 2014.
As professoras Adriana Renata Siviero e Maria Inês Remédio Zeni disseram que a reforma favorecerá o aprendizado dos alunos. “A escola ficou encantadora e, além disso, contaremos com uma estrutura mais adequada, que facilitará o trabalho pedagógico já desenvolvido. Estamos muito satisfeitas”, disseram.
Já a mãe Lariana Paganotti ressaltou a importância da filha frequentar uma escola com infraestrutura mais moderna e ampla.
“A escola ficou excelente. Antes, a situação estava crítica e a reforma era mesmo necessária. Posso dizer que agora estou mais tranquila em deixar minha filha neste ambiente mais amplo e moderno”, ressaltou.
Mais investimentos em educação
Além da Emeief “Dona Rosa Padula Zurita”, outras quatro unidades também estão passando por reforma: Emei “Nona Catharina”, Emeief “Lídia Maria Buzon Curtulo”, Emeief “Antonio Severino” e Emeief “José Dante Rodini”.
As melhorias na infraestrutura destas unidades vão beneficiar 1.435 alunos, que ganharão mais espaço para a realização também de projetos pedagógicos como o “Mais Educação” e o “Ensino Integral”.
As obras são realizadas com recursos próprios da Prefeitura e verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
“Os investimentos não param só no ensino infantil e fundamental. O ensino técnico e superior também terá um ganho extraordinário. Os pais ararenses poderão estimular seus filhos a estudar no novo Senai, que será entregue ainda este ano, e também no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), que inicia seus cursos presenciais na cidade no segundo semestre. Além disso, viabilizamos a vinda da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e a construção do novo polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil)”, completou o prefeito Brambilla.
Ele também adiantou que o processo para instalação do polo 2 da Faculdade Municipal na zona leste está em sendo finalizado e, em breve, serão oferecidas mais vagas de ensino superior gratuito à população.
Estavam presentes à cerimônia a nora da patronesse da escola, Nancy Zurita; o padre João Luís Vieira das Neves, da Paróquia São Benedito; a ex-diretora da escola Júlia Dias; a diretora presidente do Grupo de Escoteiros Arara Azul Marli Custódio; os vereadores Magda Celidório, Erinson Mercatelli, Eduardo Dias (Dú Segurança), Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) e o vereador jovem Denner Djalter dos Santos Jr, além de secretários e diretores da administração.
Horácio Busolin Júnior/ Secom