Há em Araras, atualmente, 11 crianças aptas para adoção. Os números foram divulgados pelo Poder Judiciário durante a 3ª Semana Municipal de Adoção, que começou segunda-feira (19) e segue até domingo (25).
O evento é promovido pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social, com a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, sociedade civil e também dos grupos Acolhe (Grupo de Apoio à Adoção de Araras) e Adote (Rio Claro/SP).
Segundo a assistente social do Fórum, Adriana Fabrício Melão, deste montante, seis são meninas, de 7 a 17 anos; e cinco, meninos, entre 8 e 16 anos.
“Quando o Poder Judiciário diz que uma criança ou um adolescente está apto para adoção é porque eles já foram destituídos do poder familiar pelo juiz e encontram-se em abrigos, à espera de um lar. Os casais ainda preferem as crianças mais novas, mas já registramos casos de adoção com crianças e adolescentes”, detalhou.
Processo de adoção
Em um ano, a cidade de Araras concluiu quatro processos de adoção via cadastro. O procedimento é realizado quando um casal se inscreve pelo cadastro nacional de adoção e, por meio do processo, consegue uma criança com o perfil solicitado. Após esse contato, o casal passa por um estágio de aproximação e de convivência até que seja concluída a adoção.
Ainda de acordo com os dados do Poder Judiciário, oito casos, via cadastro, aguardam sentença atualmente no município. Neste procedimento, o casal está com a criança, mas ainda não saiu a sentença definitiva da adoção.
O levantamento aponta ainda sete processos (casal ou pessoa solteira, acima de 18 anos) habilitados na cidade, que passam por avaliação psicossocial, e 10 pretendentes em processo de habilitação, que aguardam na fila de espera para adoção.
Conscientização
A 3ª Semana Municipal de Adoção segue até domingo (25). A programação inclui ações como panfletagem e divulgação do tema em veículos de comunicação da cidade, com o objetivo de esclarecer o procedimento e o trâmite jurídico para a adoção de crianças.
A Semana Municipal da Adoção foi instituída pela lei nº 4.494, de 9 de abril de 2012, de autoria do então vereador Eduardo de Moraes. De acordo com a lei, o evento será realizado anualmente, na semana de 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção. A iniciativa tem por finalidade despertar a reflexão e a conscientização sobre o tema, com a realização de eventos envolvendo a sociedade ararense.
“Nossa intenção é difundir o tema efetivamente nos veículos de comunicação. Deste modo, um número maior de pessoas vai conhecer sobre os procedimentos para adoção que envolvem palestras, acompanhamento psicossocial e os demais procedimentos pra adoção”, ressaltou a secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Picolini.
Luciana Cândido/Secom