A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/05/2014 às 17:41
Profissionais do Mais Médicos iniciam atendimento em Araras
Trabalhos foram iniciados nesta segunda-feira (19), em cinco PSFs da cidade

Os cinco médicos cubanos, integrantes do programa “Mais Médicos” do Governo Federal, iniciaram nesta segunda-feira (19) o atendimento em Araras. Divididos em cinco PSFs, os profissionais vão atuar no atendimento básico de saúde, de segunda a sexta-feira.

As quatro médicas Yadira Zaldivar Martínez, Yadira Silva Acosta, Yanet De Los Angeles Perez e Yoharis Rosário Escalone Frias atuam em unidades localizadas na zona leste da cidade - PSF “Vital Pacífico Homem” (José Ometto 3), PSF “Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes), PSF “Fermin Blanco Viana” (José Ometto 2) e PSF “Orlando Zaniboni” (Parque Tiradentes).

O único homem do grupo, Yoni Arcides Rodriguez, trabalha na zona rural. Ele assume o lugar do médico Caetano Zanitte Mammana, que se aposentou recentemente e também o comando da equipe volante da região, que compreendem os PSFs “José Kapp” (Elihu Root); “Francisco Russo” (Caio Prado); “Ricieri Piccinati” (Morro Grande); “Guerino Franzini” (Marimbondo); “Benedito Guido” (Assentamento Rural III) e “São Bento” (São Bento).

“Os profissionais foram acolhidos pelos servidores municipais e iniciam nesta data o trabalho nas unidades, com muito respeito, cumplicidade e carinho com os nossos pacientes. Todas as unidades estavam sem médico há algum tempo e estes profissionais vêm ajudar a suprir esta lacuna”, disse a secretária de Saúde Vandersi Pavan Bressan.

Os profissionais ficarão nas unidades das 7h às 16h e nestes primeiros dias dividem as atividades entre o conhecimento da logística do trabalho nos postos e o atendimento ao público.

“Já atendi dois pacientes e fiquei feliz com este primeiro contato. O povo ararense é acolhedor e eu estou aqui para dar o meu melhor. Conheci as instalações da unidade, os meus colegas de trabalho e já me sinto familiarizada com a equipe”, disse a médica cubana Yanet De Los Angeles Perez, que assumiu o PSF “Orlando Zaniboni” (Parque Tiradentes).

Antes de iniciar o trabalho na cidade, todos os médicos tiveram aulas de português e receberam também um guia de orientação quantos aos medicamentos usados na rede pública do município.

Programa

O “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto do Governo Federal para melhorias no atendimento aos usuários do SUS, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência destes profissionais.

O programa está em sua quinta etapa no âmbito nacional e tem como prioridade contratar médicos, tanto formados no Brasil quanto no exterior, para atuar em unidades básicas de saúde.

De acordo com informações do Portal da Saúde, do Governo Federal, mais de 13 mil profissionais do “Mais Médicos” estão atuando nos 4.040 municípios brasileiros que aderiram à iniciativa quando o programa foi lançado.

As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. Em caso de não preenchimento de todas as vagas, o Ministério da Saúde aceita candidaturas também de estrangeiros. O programa tem a duração de três anos, prorrogável por igual período.

O Brasil mantém contrato com a Opas (Organização Panamericana de Saúde) para a participação de médicos cubanos no programa.

Luciana Cândido/Secom