A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/05/2014 às 13:45
Caminhadas diminuem níveis de stress e ansiedade
Prefeitura promove a 1ª Caminhada pela Vida domingo (18), às 8h30, no Lago Municipal; objetivo é estimular a prática de atividades físicas e promover mais qualidade de vida

Conhecido como o mal do século XXI, o stress desencadeia uma série de complicações à vida dos seres humanos, comprometendo inclusive a saúde e a convivência em sociedade.

Para combatê-lo, especialistas indicam a prática de atividades físicas, que retardam também o aparecimento de doenças cardiovasculares e sintomáticas, promovem mais qualidade de vida e auxiliam no processo de cura de transtornos psicológicos.

A 1ª Caminhada pela Vida, que será promovida pela Prefeitura de Araras neste domingo (18), a partir das 8h30, no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” – Lago Municipal, tem a finalidade de estimular a prática de exercícios, promovendo mais saúde e bem estar junto à população.

A concentração será em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger” e terá alongamento realizado por profissionais de educação física. O evento é aberto a todas as pessoas, independentemente da idade e do condicionamento físico.

“Com a atividade física podemos melhorar nosso condicionamento, fortalecer os músculos e diminuir quadros depressivos, como ansiedade e stress. O ideal é que a pessoa sedentária comece a se exercitar por 30 minutos por dia e depois vá aumentando o ritmo gradativamente”, orienta o educador físico da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras Luiz Paulo Franco.

Ele reforça, no entanto, que as pessoas devem procurar um médico para avaliar as condições de saúde antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e, depois desta avaliação clínica, um profissional de educação física para orientar sobre a maneira correta de praticar os exercícios.

Uma das atividades mais recomendadas, tanto por médicos quanto por educadores físicos, é a caminhada. De baixo impacto, ela pode ser realizada por praticamente todas as pessoas.

“A caminhada trabalha a musculatura corporal e a mente, melhora a circulação e o funcionamento do intestino, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória e ajudar na perda de peso”, disse Luiz Paulo.

Ele ressalta que, embora a caminhada tenha um gasto calórico inferior ao da corrida (700 calorias/hora) ou da natação (550 calorias/hora), ainda assim é considerada um ótimo exercício aeróbico.

“Em média, uma pessoa gasta de 250 a 300 calorias por hora de caminhada, o que, associado a uma dieta equilibrada e balanceada, auxilia na redução do peso. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, de acordo com a intensidade do exercício”, acrescenta.

Em superfície plana, são mais exigidos músculos como glúteos, panturrilhas e quadríceps. Nas subidas, o glúteo e a panturrilha são mais solicitados; já na descida, o principal esforço fica com o quadríceps. “Os músculos do tronco são exercitados em todos os casos", explica Luiz Paulo.

Outro cuidado que merece atenção especial durante os exercícios é a hidratação. "É aconselhável beber água a cada 20 minutos para manter o organismo hidratado", diz o treinador.

Usar roupas leves, protetor solar e calçado adequado também é fundamental durante as atividades físicas.

"Escolha um tênis com bom amortecimento e estabilidade. O ideal é que a pessoa utilize roupas próprias para atividades físicas. Nada de calça jeans ou sapatilhas, que só vão atrapalhar o exercício", recomenda o educador físico.

Alongamento antes e depois dos exercícios é outro hábito que deve ser constante. “Faça da caminhada uma atividade prazerosa. Tenha disciplina e mude hábitos alimentares para que o exercício traga mais benefícios à saúde”, recomenda.

Para aumentar a motivação, vale escutar música durante a atividade física ou praticá-la na companhia de amigos

Aula de zumba e orientação nutricional


A proposta da 1ª Caminhada pela Vida, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, é estimular o público a realizar pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

O percurso sugerido no evento envolve cinco voltas no entorno do lago, totalizando aproximadamente 5 km. Quem não está habituado a praticar atividades físicas deve seguir o limite do próprio corpo, fazendo o quanto aguentar do percurso.
As inscrições serão feitas no dia do evento, com a distribuição de senhas aos participantes.

Após a caminhada, o público participará de uma aula de zumba, além de ter à disposição serviços de saúde, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientações com profissionais da saúde e nutricionistas.

Outra atração confirmada é a presença do grupo “Sky Running”, de São Paulo, que fará apresentação artística e vai interagir com os participantes da caminhada. A atração foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Sesc São Carlos.

A Caminhada pela Vida visa incentivar a prática de atividades físicas como forma de prevenção a doenças cardiovasculares e outros males provocados pelo sedentarismo.

Durante o evento, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar duas tendas: uma para aferição do IMC e outra para orientações nutricionais. O IMC é uma medida do grau de obesidade de uma pessoa. Por meio do cálculo, é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para a estatura que possui.

Seis profissionais da saúde (três por tenda) e um médico farão a avaliação e irão informar a população sobre os males causados pelo excesso de peso.

Além disto, também serão distribuídos folders com orientações nutricionais para prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus e outras complicações como colesterol elevado e ácido úrico elevado. No material, constam também informações importantes e dicas para uma vida mais saudável, como a prática diária de caminhada por 30 minutos.

Natália Carioca/Secom