A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/05/2014 às 11:09
Novo Senai: 90% da obra já foi concluída
Segundo diretoria da instituição, construção está em fase de acabamento; unidade deve ser entregue no segundo semestre deste ano

A nova unidade do Senai de Araras, em construção na Avenida Ignácio Zurita Neto, no bairro Campinho, está quase pronta. A informação foi confirmada esta semana pelo diretor do Senai de Araras, Dejair Dejalma Poletto.

Ainda de acordo com ele, a construção da unidade está 90% concluída. Em fase de acabamento, a nova escola deve ser entregue no segundo semestre deste ano, entre os meses de agosto e setembro.

A unidade será um dos maiores polos do Senai do Estado e representa grande avanço para o município, porque vai garantir qualificação profissional tanto para as empresas que já estão instaladas em Araras quanto para várias outras que pretendem se instalar na cidade.

Juntos, obra e equipamentos que serão instalados no local somam investimento de R$ 50 milhões. A expectativa é que a nova escola atenda cerca de 5 mil alunos por ano, dobrando praticamente o número de vagas disponíveis na cidade – hoje em dia, o Senai localizado no José Ometto possui 2,8 mil alunos.

“Ter um Senai deste porte em Araras representa um grande avanço na área de formação profissional, possibilitando que preparemos melhor nosso povo para o mercado de trabalho”, analisa o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Ele reforça que a nova escola vai ampliar o número de vagas e as opções de cursos oferecidos na cidade.

“O novo Senai faz parte do projeto que vai tornar Araras um polo educacional e de formação profissional nas áreas em que há demanda de emprego, como é a indústria. Este projeto inclui ainda a instalação do IFSP, da Fatec e do novo polo da UAB, que será construído com recursos do Governo Federal. Araras terá uma estrutura educacional moderna e será referência na região na oferta de ensino técnico e superior gratuitos, possibilitando educação para todos”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla.


Estrutura moderna

O novo Senai “Ivan Fábio Zurita” está sendo construído em terreno com 33,9 mil m² de área. Desse total, 12,9 mil m² são destinados ao projeto que obedecerá ao padrão modular do Senai, incluindo dependências térreas. A estrutura contará ainda com oficinas e laboratórios.

A planta da nova escola será dividida em oito blocos. O bloco A irá abrigar a área administrativa, com sala de reuniões; o bloco B, uma biblioteca – o acervo estará disponível para a comunidade também. No bloco C, a escola disponibilizará as áreas voltadas para cursos de Metal-Mecânica, Manutenção, Pedreiro, Assentador, Instalações Hidráulicas, CNC, CAD, Laboratórios de Metrologia, Oficinas de Mecânica de Usinagem e Mecânica de Manutenção.

Já o bloco D terá uma área de Eletroeletrônica, Instrumentação e Controle de Processos. O mesmo bloco terá ainda espaço para ensino de Costura Industrial, Comandos Elétricos, Caldeiraria, Refrigeração, Soldagem, Informática e Instalações Elétricas.

O bloco E irá abrigar um auditório com 120 lugares, com infraestrutura de imagem e som. No bloco F, haverá uma área exclusiva para o atendimento da área de Alimentos.

O bloco G será composto por área de lazer, com uma quadra poliesportiva; e o bloco H irá atender à demanda de operadores de empilhadeiras.

A nova unidade vai oferecer cursos de tecnologia nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, caldeiraria, alimento e plásticos. Dentro desses segmentos serão realizados também vários cursos de curta duração para atender principalmente às empresas da cidade.

A obra é realizada pela Construtora Lucktrade Ltda, vencedora do processo licitatório. A doação do terreno foi a contrapartida da Prefeitura para a construção da nova escola. A administração municipal também forneceu serviços de infraestrutura para a construção da unidade, como rede de água potável, de esgoto, luz e energia, guias, sarjetas, galerias pluviais, iluminação pública e asfaltamento das vias públicas de acesso ao local.

Secom/PMA