Dois novos cursos gratuitos de capacitação, oferecidos pela Prefeitura de Araras, tiveram início no Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo “José Elio Dias”.
A aula inaugural dos cursos de Malharia e de Patchwork aconteceu na última quinta-feira (8), com a professora Magda da Silva Vieira, do Sesi Rio Claro.
Durante o evento, as alunas foram informadas sobre o cronograma das atividades, que acontecem às quintas-feiras, em dois períodos. As aulas de Malharia serão de manhã; as de Patchwork, à tarde.
Com duração de um mês, os cursos têm 15 alunos cada e foram viabilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, e pela ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego), em parceria com o Sesi de Rio Claro. A iniciativa conta ainda com apoio do Banco do Povo e da Sala do Empreendedor.
A Prefeitura também firmou parceria com algumas empresas de Araras que atuam no setor de vestuário para encaminhamento das alunas, após a conclusão dos cursos.
“Somente fazer o curso e engavetar o diploma não auxilia em nada. Nosso foco é fazer com que a população seja capacitada para aumentar as chances de um bom emprego no futuro”, disse a coordenadora do Centro de Turismo Ana Aparecida Deguchi Martins.
Durante as aulas, as alunas vão aprender a confeccionar roupas, acessórios, objetos de decoração, presentes, entre outros itens, incrementando assim a renda familiar.
“Depois desta capacitação, as alunas podem trabalhar em empresas deste segmento ou abrir uma empresa própria, ajudando na economia da família. A aquisição de conhecimentos abre portas e amplia as oportunidades para empregos melhores”, ressaltou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Para Laís Dantas Trindade, do curso de Malharia, as aulas vão possibilitar novos conhecimento e técnicas. “Essa capacitação vai melhorar meus serviços e me ajudar a conseguir um bom emprego de costureira”, enfatizou.
Aluna do mesmo curso, Sônia Botelho Gomes concorda. “É bom termos capacitação direcionada ao que fazemos ou gostamos, porque isso incentiva ainda mais na buscar pelo aperfeiçoamento das técnicas”, disse.
“Quero aprender novas técnicas na área”, disse a aluna do curso de patchwork, Rosângela Teixeira. Já Muriel Orpinelli pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para confeccionar e customizar bolsas e acessórios.
Centro de Turismo
Inaugurado em agosto de 2013, o Centro de Turismo possui salas equipadas para cursos de qualificação profissional, além de estrutura para apresentações culturais, que valorizam as tradições regionais.
O espaço é usado para cursos em diversos segmentos como artesanato, culinária, costura, materiais de limpeza, educação financeira e formação de motoristas.
As aulas são realizadas em salas equipadas de acordo com a necessidade de cada curso - uma delas possui máquinas de costura; outra utensílios para artesanato. Há ainda uma cozinha piloto que foi montada no prédio para os cursos de culinária e uma sala multiuso.
Interessados em participar dos cursos profissionalizantes oferecidos no local devem procurar o Centro de Turismo, que fica na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.
O telefone para informações sobre cursos e demais atividades do Centro de Turismo é 3541-6802. O local funciona de terça a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Natália Carioca / Secom