Esta sexta-feira (9) ficará marcada com um dia histórico para Araras. Em ato simbólico, a Prefeitura tomou a posse definitiva do prédio da antiga Cadeia Pública, localizado na região central.
O local foi doado pelo Governo do Estado à administração municipal no dia 4 de fevereiro, após publicação do decreto no Diário Oficial.
Nas últimas semanas, materiais que pertenciam à Polícia Civil e continuavam no local foram retirados e a Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais realizou a limpeza geral do espaço, desativado desde 2009.
O próximo passo, segundo o prefeito Nelson Dimas Brambilla, será a demolição do prédio e a realização de estudos para o aproveitamento do terreno.
“Este impasse vinha importunando a população há anos. Este prédio foi palco de histórias tristes e de muito sofrimento. Portanto, a proposta é transformar o local em um equipamento público que traga alegria e possibilite benefícios ao povo ararense.
Começaremos do zero, com a demolição do prédio. Há dois projetos possíveis: estudar o Plano Diretor para realizar uma obra para garantir melhorias na mobilidade urbana ou a construção de um equipamento social”, anunciou.
Um dos projetos propostos pela Prefeitura é implantar a Casa da Cidadania no local, espaço que concentraria quatro órgãos da administração: o Conselho Tutelar, a Casa dos Conselhos, que funcionam na rua Benjamin Constant e o Fuss (Fundo Social de Solidariedade), localizado atualmente no prédio “Antonio Quicha Lotto”, região central. O projeto ainda segue sob análise da administração.
Para Brambilla, a cidade tem investido em educação e na promoção social, justamente para diminuir a criminalidade no município.
“Possuímos um grande “colchão de proteção social” na cidade, com programas que contribuem para amenizar a violência, garantindo melhores condições de vida à população. A segurança pública precisa ser aliada da Educação e da Ação Social. Continuo batendo na tecla de construir uma educação transformadora, porque isso é que vai tirar os jovens viciados em drogas das ruas e diminuir a delinquência juvenil”, ressaltou o prefeito.
Solução de um problema antigo
O ato marcou o fim de um antigo impasse que demorou anos para ser solucionado. Com a doação, o Estado cumpriu sua parte do acordo realizado com a atual administração, que ficou encarregada de construir celas de triagem para abrigar temporariamente os presos que aguardam transferência para penitenciárias do Estado, como contrapartida para cessão do prédio.
Em 2011, a Prefeitura entregou as celas, instaladas anexas à Delegacia Participativa do Município e, desde então, aguardava que o Estado realizasse a doação do imóvel localizado na Rua Antonio Alfredo Mathiesen. A antiga Cadeia Pública possui 723,70 m² de área construída e fica num terreno de 1.631,70 m².
Esforços de todos
O processo para doação do prédio da Cadeia Pública contou com esforços conjuntos da administração municipal, da Polícia Civil de Araras, por meio do delegado titular de Araras, Sydney Sully Urbach; de vereadores da Câmara Municipal; do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Araras; e também dos deputados estaduais Carlos Neder e Marcos Neves.
Para o delegado Sidney Urbach, o ato encerra um período macabro na história de Araras. “Assumi como delegado na época em que a Cadeia estava com superlotação, rebeliões e sem condições de infraestrutura para poder abrigar os presos. É muito bom saber que o Poder Público se esforçou para dar uma destinação mais adequada a esse prédio”, disse.
Já o vereador Erinson Mercatelli disse que a Prefeitura fará uma obra marcante no local. “O momento é histórico, pois essa situação se arrastava por anos. Isso é fruto de esforços do prefeito Brambilla e também do deputado Marcos Neves, que intercedeu junto ao Governo do Estado para conseguir a doação”, reforçou.
Presente à solenidade, o deputado Marcos Neves disse que é dever das prefeituras cuidar dos espaços públicos. “Admiro a preocupação da administração municipal de Araras, que veio a mim, junto do vereador Erinson Mercatelli, solicitando uma solução para esta questão. Fiz esforços para conseguir que Araras possa semear a vida neste local, e não mais tristeza e discórdia”, disse.
Também estiveram presentes ao ato, secretários e diretores da administração, o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella e a vereadora Magda Celidório.
Horácio Busolin Júnior / Secom