A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/05/2014 às 13:24
PAC 2: canalização do Córrego do Facão segue próximo ao Flat Lagoa Serena
Prefeitura finaliza neste mês de maio a canalização do córrego no trecho da Avenida José Severino Sobrinho; trânsito na região está parcialmente interditado

As obras de macrodrenagem urbana, realizadas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo Federal, avançam nas proximidades do Flat Lagoa Serena.

Na última semana, a Prefeitura deu início à colocação de aduelas em uma das paredes do Córrego do Facão, no trecho que fica na Avenida José Severino Sobrinho, completando, assim, toda a extensão do riacho. As intervenções no Córrego do Facão já foram concluídas na região do Narciso Gomes e Vila São Jorge.

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto, uma das faces do ribeirão receberá todas as aduelas nos próximos dias. “O próximo passo será a colocação das aduelas na face oposta e concretar o fundo do córrego. A previsão será finalizar esta fase da obra este mês”, afirmou.

Durante a concretagem do fundo do córrego é preciso desviar o curso d’água provisoriamente, para que a obra seja realizada.

Ao todo serão canalizados aproximadamente 1.100 metros lineares do Córrego do Facão, começando no trecho próximo ao Ginásio de Esporte “José Alberto Rodini”, no Narciso Gomes, até o trecho próximo ao Flat Lagoa Serena – uma parte do córrego passa por dentro da empresa Nestlé S/A.

O trânsito na Avenida José Severino Sobrinho, que faz a ligação entre as avenidas Angelo Michielin (que passa em frente à antiga Ipar) e Dona Renata, está parcialmente interditado pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) para a realização das obras de macrodrenagem do PAC2.

Reservatórios
Os reservatórios de retenção, construídos na região sul com a finalidade de controlar a vazão das águas da chuva e evitar assim alagamentos nas proximidades do córrego do Facão e também em pontos da Avenida Dona Renata, já foram finalizados.

O projeto contempla a construção de três reservatórios: um deles logo atrás do Ginásio de Esporte “José Alberto Rodini”, no Narciso Gomes, e os outros dois na sequência, porém sem divisão entre eles.

O primeiro reservatório foi construído atrás do Ginásio de Esporte “José Alberto Rodini”, o segundo fica próximo ao Condomínio “Arnaldo Mazon” e o terceiro foi construído na sequência, sem separação com o anterior.

Já foi construído também um vertedouro no local, espécie de sistema hidráulico que serve para escoar a água em excesso que chega ao reservatório, durante o período de chuvas. A água será represada até a altura de no máximo 2,40 m sendo liberada aos poucos e canalizada para o leito do Ribeirão das Furnas.

A disposição das obras é baseada em estudos técnicos sobre as bacias hidrográficas do município, visando resolver problemas críticos de alagamento, principalmente em alguns pontos como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.

Próximas etapas
A obra envolve também o alargamento e canalização de trechos dos ribeirões das Araras e das Furnas. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de cerca de 7,5 metros. Além disso, serão trocadas 15 pontes da cidade.

O investimento na obra de macrodrenagem soma R$ 47 milhões e vem do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido – o Município não terá que reembolsar o Governo Federal. As obras do PAC são uma grande conquista para o município e contemplam o esforço da administração municipal, que garantiu os recursos necessários, após trabalho de um ano e meio e inúmeras visitas à Brasília.

Horácio Busolin Júnior/ Secom