A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/04/2014 às 16:39
Campanha orienta população sobre prevenção ao câncer bucal
Mobilização que começou nesta terça-feira (22) segue até 9 de maio nos PSFs, UBSs, Centro de Saúde da Mulher e no Centro Odontológico “Dr. Alcides F. de Oliveira”

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Odontológica, iniciou nesta terça-feira (22) a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.

A mobilização acontece até dia 9 de maio nos PSFs (Postos de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Centro de Saúde da Mulher “Jandira L. Duarte” (Jardim Sobradinho) e no Centro Odontológico “Dr. Alcides F. de Oliveira” (José Ometto 1).

Durante a ação, cirurgiões dentistas da rede municipal farão exames gratuitos e vão orientar a população sobre formas de prevenção e riscos da doença.

“O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). O de lábio é mais frequente em pessoas brancas e registra maior ocorrência no lábio inferior. Em outras regiões da boca, o câncer acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o paciente é também alcoólatra”, disse Elaine Angelini Moraes, coordenadora odontológica.

O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio, que não cicatrizam em uma semana, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dores na garganta e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio.

Nas fases mais evoluídas, ele provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso. Feridas na boca que não cicatrizam em 21 dias devem ser avaliadas pelo cirurgião dentista.

Prevenção e diagnóstico precoce

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal. Outros fatores de risco são a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, e a exposição excessiva ao sol que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de lábio.

A principal forma de se detectar precocemente a doença é pelo autoexame. Mesmo que a pessoa não encontre alterações, é importante a consulta regular ao dentista para o exame clínico da boca.

Outros cuidados que também auxiliam na prevenção é não fumar; não consumir bebidas alcoólicas em excesso; fazer sempre a higiene bucal após as refeições e lanches, antes de dormir e ao acordar; evitar exposição solar exagerada (utilizar filtro solar, boné, chapéu); eliminar fatores traumáticos (próteses mal adaptadas, dentes quebrados, etc); evitar ingestão de bebidas extremamente quentes; evitar uso excessivo e diário de enxaguante bucal com álcool; e alimentar-se de forma saudável.

Natália Carioca/Secom