Araras vai receber nesta quinta-feira (24) o lançamento do Programa “Receita de Sucesso”, promovido pelo Sebrae/SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O projeto é voltado a donos de restaurantes, bares e similiares, que poderão conhecer quais são as perspectivas do segmento.
O evento acontece às 15h, no posto do Sebrae intalado em Araras por meio de parceria com a Prefeitura. O local funciona na sede da Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), na Rua Tiradentes, 1.316, Centro. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3543 7208. As vagas são limitadas.
Segundo a consultora do Sebrae/SP Patricia Lopes de Oliveira, alimentação saudável; conveniência e praticidade nas refeições e alimentação gourmet são algumas das tendências que não podem deixar de ser observadas por quem atua neste segmento.
“A alimentação fora do lar está em franca expansão. A preocupação das pessoas em ingerir alimentos saudáveis e o crescimento da procura por receitas mais sofisticadas e ambientes com mais requinte e decoração caprichada são cenários para os quais empresários precisam estar preparados”, explica.
De acordo com informações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o segmento movimentou, no último ano, R$ 65,2 bilhões.
Pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) evidenciam ainda que o brasileiro gasta 25% de sua renda para comer fora de casa. “Com base nas informações do Anuário Brasileiro da Alimentação, estima-se que em 2020 o brasileiro gastará 50% das despesas em refeições fora do lar”, destaca Patricia.
Este aumento, conforme a consultora, é consequência da mudança de hábito e da rotina do brasileiro, que hoje tem muitas opções para ficar longe do fogão. E os motivos são vários: consolidação da mulher no mercado de trabalho, correria do dia a dia, praticidade e rapidez, aumento da renda familiar, várias opções de bares, restaurantes, padarias, espaços gourmets, e outros motivos que contribuem para o desenvolvimento do setor.
Ela salienta, entretanto que para crescer de maneira eficaz são necessários conhecimentos técnicos e habilidades. Além da arte da gastronomia e do prazer de comer bem, outros ingredientes são necessários para o sucesso do segmento: investimento em gestão, aperfeiçoamento do atendimento, adequação a normas do setor, inovação e acesso a mercados.
Secom/PMA
Com informações da Assessoria do Sebrae-SP