A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/04/2014 às 11:48
Inscrições para o Projeto Formare seguem até o dia 30
Realizado pela Federal Mogul, em parceria com a Prefeitura, curso de educação profissional é voltado a jovens de baixa renda e contribui para a conquista do 1º emprego

As inscrições para o processo seletivo do Projeto Formare seguem até o dia 30 de abril. Reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o curso é realizado pela empresa Federal Mogul, com apoio do Município de Araras, e visa a formação de operador de produção mecânica e serviços industriais.

As fichas de inscrição estão disponíveis na secretaria das escolas de ensino médio e devem ser preenchidas e entregues na agência Íntegra – Desenvolvimento Humano e Empresarial, localizada na Rua Nunes Machado, 274, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

O processo seletivo é composto por três fases: 1) prova de conhecimentos gerais, 2) entrevistas e dinâmicas de grupo e 3) avaliação da renda familiar e visita domiciliar. A prova da 1ª fase acontece no dia 10 de maio, na Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, às 8h.

O candidato não deve esquecer de retirar o protocolo no ato da entrega da ficha. No dia da prova, é necessário comparecer ao local com 1h de antecedência e apresentar documento de identidade com foto. Candidatos que não levarem o documento serão automaticamente desclassificados do processo seletivo.

O curso é voltado a jovens de 16 e 17 anos, que estão matriculados e frequentando regularmente o 2º e 3º ano do ensino médio, e não participam de outros cursos técnicos ou profissionalizantes. Para participar, é necessário ter renda máxima de R$ 450,00 por pessoa da família e não ser parente de funcionários da empresa.

Durante o curso, a Federal Mogul oferece suas instalações e colaboradores para preparar os jovens para o mercado de trabalho e apoiá-los na obtenção do primeiro emprego.

Além disso, o aluno tem direito a benefícios como bolsa-auxílio, convênio médico odontológico, transporte, alimentação, uniforme e material escolar. Essa será 8ª turma do projeto Formare e os jovens receberão certificado pela conclusão do curso.

As aulas são ministradas por educadores voluntários, que são os próprios funcionários da Federal Mogul capacitados pela Fundação Iochpe para a função.

Até 2013, de acordo balanço divulgado pela empresa, 130 alunos realizaram a capacitação, sendo que 85% deles já estão inseridos no mercado de trabalho. O projeto Formare, idealizado há 25 anos pela Fundação Iochpe, já capacitou em todo o Brasil aproximadamente 15 mil jovens, tendo 1.640 alunos em formação.

Atualmente, o projeto é uma rede social de 56 empresas parceiras, que atua em 10 Estados do Brasil.


Horácio Busolin Júnior /Secom