Araras é nota 10 em educação ambiental no ranking “Município Verde Azul”, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O bom desempenho é resultado de palestras e ações ambientais desenvolvidas pelo Saema (Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente), por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O quesito educação ambiental é umas 10 diretivas utilizadas para avaliação e pontuação do ranking.
Em 2013, o DMA realizou diversas iniciativas como a Semana do Meio Ambiente, que mobilizou mais de 1.300 alunos de escolas da rede municipal de ensino. No evento, eles participaram de palestras educativas, plantio de mais 600 mudas e visitas à Represa Água Boa.
Além disso, o Departamento também promoveu a IX Semana da Água, realizada em março. O evento contou com a participação de 417 alunos de escolas municipais, que assistiram a palestras e visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Saema.
O quesito educação ambiental contribuiu muito para que a cidade garantisse 69,1 pontos e subisse 87 posições no ranking de 2013, alcançando o 151ª lugar. Em dezembro, quando o levantamento foi divulgado, Araras havia ficado na 142ª colocação. No entanto, o ranking foi revisado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, atendendo a recursos de outros municípios que solicitaram reavaliação.
“A pontuação de Araras permaneceu a mesma: 69,1 pontos. Porém, como algumas cidades entraram com recursos para reavaliação da nota, o município acabou perdendo nove posições. É importante ressaltar que a revisão das notas não influenciou no avanço que a cidade vem conquistando. Nos últimos quatros, por exemplo, Araras subiu 273 posições saindo de 424ª para 151ª. Isso não é pouco. É fruto do trabalho realizado para cumprir as 10 diretivas exigidas pelo ranking”, explicou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Raul de Barros Winter.
Ele também divulgou as notas do ranking estratificado do Programa “Município Verde Azul”, que colocam Araras na 25ª posição entre os municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes.
A pontuação no Município “Verde Azul” também é critério para formulação do ranking da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI 9 – Mogi Guaçu. Em 2014, Araras conquistou o 5º lugar no ranking composto por mais 34 cidades, ficando a frente de municípios como Pirassununga, Leme, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
“Araras tem voz ativa no Comitê das Bacias e participa de três Câmaras Técnicas, espécie de conselhos consultivos que discutem questões relativas à qualidade da água, educação ambiental, entre outros itens. Por meio do Comitê, também conseguimos firmar convênio com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado para a contratação gratuita de um consórcio que prestará assessoria para formulação do Plano Municipal de Saneamento”, ressaltou Winter.
O que é o ranking “Município Verde Azul”?
O Programa foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e avalia o desempenho ambiental de cada município, em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Os 645 municípios paulistas são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e, no ano passado, 67 cidades alcançaram nota igual ou superior a 80 e receberam o selo de “Município Verde e Azul”.
Araras no ranking “Município Verde e Azul”
2013 – 151ª
2012 – 238ª
2011 – 307ª
2010 – 373ª
2009 – 424ª
Horácio Busolin Júnior /Secom