A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/04/2014 às 13:54
PAC 2: iniciada troca da 1ª ponte no Narciso Gomes
Melhoria faz parte do projeto de macrodrenagem urbana, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal

Mais uma etapa das obras de macrodrenagem urbana, realizadas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, teve início em Araras.

O trabalho de substituição de pontes, que também integra o projeto, começou semana passada. A primeira que está sendo trocada é a ponte localizada sobre o córrego do Facão, entre a Vila São Jorge e o Narciso Gomes, na região sul.

Ao todo, as obras do PAC 2 envolvem intervenções em 15 pontes da cidade com o objetivo de oferecer nova estrutura viária, mais segurança e fluidez no trânsito.

Na região sul, segundo o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Belotto, duas novas pontes serão construídas entre a Vila São Jorge e o Narciso Gomes, paralelas à estrutura existente no local.

“É uma intervenção simples, pois as pontes são pré-moldadas. Após a construção delas, vamos demolir a antiga. A ação que deve ser encerrada no prazo de 20 dias”, detalhou.

Os trabalhos são de responsabilidade da construtora Tecla, vencedora da licitação, e começaram pela implantação da fundação das pontes. Para esta semana, de acordo com a Secretaria, está programada a chegada das peças que darão forma às estruturas.

“Dividimos esta obra em duas etapas. A primeira fase envolve a troca da ponte; a segunda contempla a duplicação da avenida próximo ao posto Coplacana, resolvendo problemas de acesso ao bairros Narciso Gomes e Copacabana. Essa melhoria está prevista para o ano que vem e terá investimentos próprios do município”, falou Beloto.

Alambrado

Os reservatórios de contenção de água pluvial, em construção no Narciso Gomes, estão sendo cercado com alambrados para garantir mais segurança aos moradores da zona sul e pedestres que transitam pelo local.

A previsão é que os dispositivos comecem a funcionar ainda neste mês de abril. Já foi construído também um vertedouro no local, espécie de sistema hidráulico que serve para escoar a água em excesso que chega ao reservatório, durante o período de chuvas. A água será represada até a altura de no máximo 2,40m e depois será liberada e canalizada para o leito do Ribeirão das Furnas.

O primeiro reservatório foi construído atrás do Ginásio de Esporte “José Alberto Rodini”, o segundo fica próximo ao Condomínio “Arnaldo Mazon” e o terceiro foi construído na sequência, sem separação com o anterior.

“As obras de macrodrenagem urbana do PAC estão sendo finalizadas na zona sul e, em breve, outras frentes de trabalho serão abertas na cidade. Este é um investimento que conquistamos junto ao Governo Federal para resolver problemas de alagamento na cidade. A obra foi toda estudada e planejada para atender e garantir tranquilidade à população”, reforçou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Canalização

A canalização do Córrego do Facão, que foi finalizada na região da Vila São Jorge, segue agora paralela ao bairro Narciso Gomes, por dentro dos reservatórios. O projeto envolve ainda a construção de uma barragem, nas proximidades da Rodovia Anhanguera.

A disposição das obras é baseada em estudos técnicos sobre as bacias hidrográficas do município, visando resolver problemas críticos de alagamento, principalmente em alguns pontos como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.

Além da substituição das pontes, que terão as bases alargadas e alteadas, a obra envolve ainda alargamento e canalização de trechos dos ribeirões das Araras e das Furnas, e do Córrego do Facão. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de cerca de 7,5 metros.

O investimento vem do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido. O prefeito Brambilla reforça que as obras do PAC são uma grande conquista para o município e contemplam o esforço da administração, que garantiu os recursos necessários, após trabalho de um ano e meio e inúmeras visitas à Brasília.

“Com essas obras e muitas que ainda estão por vir, queremos inserir o município entre os mais desenvolvidos do país. Pretendemos deixar como herança para a cidade um rastro de desenvolvimento nesta gestão”, finalizou.

Luciana Cândido/Secom