A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/04/2014 às 11:20
Obras da UPA 24h entram em fase de acabamento
Unidade, construída junto ao Hospital Municipal, ampliará a capacidade de atendimento aos casos de urgência e emergência; obra deve ser entregue no segundo semestre

A Prefeitura de Araras segue com o compromisso de oferecer saúde de qualidade à população e ampliará em breve a capacidade de atendimento às urgências e emergências na cidade.

Neste mês, a construção do prédio que irá abrigar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, junto ao Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, na zona leste, entra em fase de acabamento com a colocação de pastilhas nas paredes externas. Na próxima semana, serão realizados os serviços de contrapiso - superfície de concreto preparada para receber o revestimento dos pisos.

“Também já iniciamos a instalação da tubulação para os cilindros de gases medicinais. Na próxima semana, a previsão será o início das obras no pronto-atendimento já existente no hospital, onde faremos as readequações que o Ministério da Saúde exige para a instalação da UPA 24h”, disse o diretor da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Franco.

Ainda segundo ele, as obras estão adiantadas. “A previsão de entrega é agosto. No entanto, conseguimos agilizar os trabalhos e esta data deve ser antecipada”, adiantou.

A UPA 24h passará a atender até três casos simultaneamente, envolvendo pacientes com sintomas como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infartos, derrames, entre outros.

A UPA de Araras será de porte 2, destinado a cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, e contará com 12 leitos de observação. A capacidade de atendimento, de acordo com o Ministério da Saúde, será de até 300 pacientes por dia.

Para atender às determinações do Ministério da Saúde, a Prefeitura está realizando obras de ampliação e adaptação no Hospital Municipal. Os serviços se concentram ao lado do setor de pronto-atendimento da unidade.

O projeto prevê a construção de novas salas independentes para atender homens, mulheres e crianças, entre outras melhorias.

Os novos espaços terão capacidade para abrigar até 12 leitos - sendo 4 para os adultos masculinos, 4 para adultos femininos e mais 4 para pediatria, além de um posto de enfermagem, que será construído para o atendimento das salas, e ampliação da sala de urgência.

As obras incluem também adaptações em duas salas do Hospital Municipal. Os espaços serão preparados para abrigar uma sala de observação simples.

O programa do Governo Federal, que está em fase de implantação em Araras, é mais uma conquista da Prefeitura Municipal na área da saúde.

A parceria com o Ministério da Saúde já garantiu também a implantação do Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Dr. Nelson Salomé”, que fica anexo ao Hospital Municipal e foi inaugurado em 2012, além de outros investimentos importantes, como o Samu Regional.

“Estamos ampliando e modernizando a estrutura de saúde do município para garantir mais qualidade e agilidade no atendimento à população. Este é um compromisso desta administração municipal e o Governo Federal, um grande parceria na viabilização destas obras”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Recursos do Governo Federal
Em 2012, o Ministério da Saúde habilitou, por meio de portaria, a ampliação do Pronto Atendimento do Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, localizado na zona leste, transformando-o em UPA 24h.

A implantação da unidade terá investimento de R$ 534.750,00, repassados pelo Ministério da Saúde. Com a mudança, o município passará a receber custeio mensal de R$ 175 mil do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para manutenção da nova unidade. Até então, o Hospital Municipal só conta com recursos da Prefeitura.

A unidade será habilitada após a conclusão das obras e passa a receber o custeio mensal do Governo Federal.

Como funcionam as UPA 24h?
As UPAs 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências e emergências.

A unidade funcionará no período ininterrupto de 24h, inclusive aos finais de semana, feriados e pontos facultativos. Além disso, vai proporcionar também o acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Horácio Busolin Júnior /Secom