A Prefeitura de Araras vai beneficiar a população com mais uma obra voltada à saúde pública. A entrega da ampliação e reforma do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado na Estrada “Luiz Segundo D’Alessandri”, na zona leste, acontece nesta sexta-feira (11), às 9h30.
O CCZ passou a contar com sete novas baias para o acolhimento de cães e gatos que são abandonados nas ruas, além de uma área exclusiva para abrigar animais de grande porte, como cavalos.
A previsão é que com a ampliação o espaço passe a abrigar 70 animais a mais que sua capacidade atual, que é de 140. Com isso, o CCA poderá acolher até 210 animais. Já o novo espaço destinado ao abrigo de animais de grande porte terá capacidade para abrigar 14 animais e será dividido em quatro piquetes, com baias e um almoxarifado.
Além disso, a Prefeitura também adquiriu um veículo Chevrolet S10 com carretinha para o transporte de animais de grande porte. “Vamos intensificar o controle da população de animais de grande porte, tirando-os das ruas e oferecendo o acompanhamento de veterinários especializados”, disse o diretor do CCZ, Anderson Dellai Mathiesen.
Anderson também ressalta a importância da posse responsável dos animais. “O canil é apenas um setor do CCZ e as pessoas devem ter consciência de que são responsáveis pelos seus animais de estimação. Eles precisam de cuidados e carinho, e não podem ser simplesmente abandonados nas ruas”, reforça.
As obras também incluíram a construção de um muro separando a ala que vai abrigar animais que precisam de cuidados especiais do espaço destinado aos cães e gatos para adoção. O prédio do CCZ ainda recebeu melhorias como a pintura geral nas paredes e grades.
Essa é a segunda ampliação do prédio realizada pelo Governo de Araras para a acomodação adequada de cães e gatos à espera de adoção. Em 2010, o CCZ foi reformado pela atual administração municipal e ganhou vestiário, salas administrativas e centro cirúrgico completo, que realiza a esterilização gratuita de animais.
A nova ampliação atende à reivindicação de grupos de defesa de animais e também à atual necessidade do CCZ.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses trata de animais doentes, realiza castrações e coloca cães e gatos sadios para adoção no próprio local e em feirinhas realizadas na Praça Barão de Araras, em frente à Casa da Cultura.
Mais informações sobre a adoção de animais podem ser obtidas no próprio CCZ pelo telefone 3544-4413.
Horácio Busolin Júnior/Secom