A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 02/04/2014 às 12:19
Relógio Público da Praça Barão volta a funcionar
Revitalização do dispositivo termina nesta semana, com jardinagem e paisagismo no entorno do local; relógio completa 51 anos em 2014

Após quase 10 anos, os ponteiros do tradicional relógio público localizado na Praça Barão de Araras voltaram a girar.
Doado pelo Rotary Clube de Araras e inaugurado em 1963 pelo então prefeito Milton Severino, o relógio foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Araras.

O dispositivo recebeu novo revestimento em pastilhas de vidro, restauração da caixa e maquinário, além de remodelação do visual, com a troca dos números e instalação de nova iluminação interna.

Para o conserto do relógio, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade contratou uma empresa especializada para trocar as engrenagens e fazer os reparos na máquina original; outra empresa realizou a manutenção do painel e da caixa do relógio, garantindo seu pleno funcionamento.

Nesta semana, serão finalizados os serviços de jardinagem e paisagismo no entorno do relógio.

A reforma atende a uma demanda indicada pelos moradores da região central nas reuniões do Orçamento Participativo.
 

História
O relógio foi projetado pelo professor e artista plástico Antônio de Souza Rodini, mais conhecido como Toninho Rodini. Pintor, escultor, arquiteto, escritor e cantor, ele instituiu em 1978 o Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas) e também foi autor do design de outros monumentos históricos de Araras, como o do Centenário de Araras e o Cruzeiro localizado na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, entre outros.

Horácio Busolin Júnior/Secom