O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), será marcado em Araras pela realização de palestra e atividades culturais, que integram a programação elaborada pela Secretaria de Educação.
Às 14h, será realizada palestra com a nutricionista Ana Teresa Lagazzi sobre o tema "Alimentação e Nutrição", no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”.
No mesmo dia, às 20h, também serão realizadas apresentações culturais próximo ao Obelisco da Praça Barão de Araras. Estão previstas apresentações da Orquestra Pé de Moleque, do Grupo Talismã e de alunos que compõem a fanfarra da Emef “Joel Job Fachini”
Iluminação azul
A programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo segue na quinta-feira (3) com panfletagem no Hipermercado Tiradentes, às 14h. Já na sexta-feira (4), a Secretaria de Educação promove atividades recreativas, como o Piquenique Azul no Parque “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal).
Para reforçar a conscientização, o Obelisco e outros prédios públicos da cidade também vão exibir iluminação azul durante as atividades.
O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia é iluminar pontos importantes ao redor do mundo com a cor azul para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.
Desde 2011, passou a iluminar monumentos brasileiros, entre eles, o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília).
O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo foi instituído pela ONU (Organizações da Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos principais incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atingia cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, ela é mais comum que câncer, diabetes e Aids juntos.
Em Araras, segundo dados da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação, 30 alunos com autismo estão matriculados na rede municipal de ensino.
As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social e, no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.
Programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo
Quarta-feira (2)
14h - Palestra com Ana Teresa Lagazzi com o tema "Alimentação e Nutrição"
Local: CAEE "Ettore Zuntini"
20h - Apresentações culturais e iluminação com a cor azul do Obelisco e outros prédios públicos
Local: Praça Barão de Araras
Quinta-feira (3)
14h - Conscientização com panfletagem
Local: Hipermercado Tiradentes
Sexta-feira (4)
14h - Piquenique Azul
Local: Parque “Fábio da Silva Prado” – Lago Municipal
Horácio Busolin Júnior/ Secom