O prefeito Nelson Dimas Brambilla participou da inauguração do prédio do Programa de Melhoramento Genético e o Laboratório de Biotecnologia em Plantas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O evento aconteceu na última sexta-feira (28), no CCA (Centro de Ciência Agrárias) da universidade, em Araras.
O novo prédio tem 1,3 mil m² de área construída e fortalece as pesquisas em melhoramento genético e transgenia de cana-de-açúcar da Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) , que já conta com estruturas semelhantes nas Universidades Federais do Paraná, de Goiás, de Alagoas e de Viçosa/MG.
O prédio dispõe das instalações necessárias para o desenvolvimento de estudos de biotecnologia e transgenia. A construção da nova sede do Programa de Melhoramento Genético da UFSCar demandou recursos na ordem R$ 6,36 milhões, captados junto a empresas do setor sucroenergético conveniadas à Ridesa UFSCar e órgãos de fomento governamental (Bioen-Fapesp, Finep, Petrobras, CNPq e INCT-Bioetanol).
O prédio possui salas para professores, pesquisadores, técnicos e estagiários, além de biblioteca com títulos específicos sobre melhoramento em cana e sala de aula para 32 pessoas. Foi construído de acordo com conceitos de sustentabilidade, com aproveitamento da iluminação e ventilação natural, exigindo menor consumo de energia, e reaproveitamento das águas pluviais.
O laboratório de biotecnologia tem enfoque em pesquisas nas áreas de marcadores moleculares e transgenia. Foi equipado com o que de mais moderno existe para esse tipo de pesquisa, como centrífugas, espectrofotômetros, cubas de eletroforese, ultrafreezeres, câmera de fluxo laminar, e fotodocumentação.
Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a cidade só tem a ganhar com a implantação do programa, o que fortalecerá o desenvolvimento da pesquisa cientifíca em Araras.
“A entrega deste prédio consolida o empenho da UFSCar em expandir as dependências do campus na cidade e fomentar ainda mais a pesquisa na área de biotecnologia. Já pleiteamos junto ao Governo Federal a vinda de novos cursos da UFSCar para a cidade, possibilitando assim mais oportunidades de estudo gratuito aos jovens ararenses”, ressaltou Brambilla.
Estiveram presentes à cerimônia o reitor da UFSCar Profº Dr. Targino de Araújo Filho, o vice-reitor Profº Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, o coordenador geral da Ridesa Edelclaiton Daros, a pró-reitora de extensão da UFSCar Claúdia Maria Martinez, o diretor do CCA Josivaldo Prudêncio Gomes de Morais, o coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da UFSCar Paulo Hoffmann, o pesquisador do Centro de Cana-de-açúcar do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas Marcos Landell, que representou a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella.
Secom/PMA
Com informações da assessoria de imprensa da UFSCar