A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/03/2014 às 17:24
IFSP: curso presencial na área de informática é o primeiro a ser definido
Processo seletivo será divulgado nas primeiras semanas; curso foi escolhido após segunda audiência realizada quinta-feira (20), na Câmara Municipal

O curso gratuito de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática é o primeiro a ser oferecido pelo IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), na modalidade presencial, em Araras, por meio de parceria com a Prefeitura.

O curso que começará em agosto foi definido após a segunda audiência pública para debater o assunto, realizada na Câmara Municipal, na última quinta-feira (20). O evento foi mediado pelo assessor da reitoria do IFSP Reginaldo Vitor Pereira e pela diretora do IFSP em Araras Andreia Zoca. A primeira audiência aconteceu em fevereiro, também na Câmara Municipal, e contou com a presença do reitor Eduardo Antonio Modena.

O curso faz parte do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, que também conta com os cursos técnicos em Informática e Informática para Internet. Entre as principais habilitações do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática está a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades.

Esse será apenas o primeiro dos inúmeros cursos que serão oferecidos gratuitamente na cidade, por meio de parceria com o Governo Municipal. A princípio, as aulas presenciais irão acontecer no polo provisório do Instituto Federal, que funcionará no Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”. O prédio será alugado pela administração municipal até que as obras da nova unidade, construída junto à UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), sejam concluídas.

Serão oferecidas 40 vagas. De acordo com o assessor da reitoria Reginaldo Vitor Pereira, o processo seletivo deve ser divulgado nos próximos dias.

“Em breve, divulgaremos o edital do processo seletivo, com vestibular marcado talvez para o meio do ano. Quanto à contratação dos professores, faremos uma remoção interna dentro do quadro de funcionários do IFSP. Caso isso não seja possível, faremos um processo seletivo para contratação de professores que atuem na área”, adiantou o assessor.

Outros cursos presenciais

Durante a audiência, os representantes do IFSP apresentaram novamente à população os eixos tecnológicos de cursos presenciais que poderão ser oferecidos na cidade. Como dito na última audiência, os eixos foram escolhidos segundo pesquisa sócio-econômica realizada na cidade.

Para fomentar a discussão e ouvir mais demandas da população, foram apresentados os eixos de Controle e Processos Industriais, que conta com os cursos de Técnico em Automação, Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletroeletrônica; e o de Gestão em Negócios, que conta com os cursos técnicos em Administração, Contabilidade e Vendas.

Segundo a diretora do IFSP Andreia Zoca, a discussão sobre a escolha dos cursos não se encerrará com esta segunda audiência.

“Para definir os cursos que serão oferecidos nas próximas fases do IFSP em Araras, faremos uma pesquisa junto à população, por meio do site do Município de Araras (www.araras.sp.gov.br). Desta forma, as pessoas poderão escolher quais cursos devem ser implantados na cidade, desde que estejam dentro dos eixos propostos pelo Instituto, como os de Controle e Processos Industriais e Gestão em Negócios”, disse Andreia.

Segundo a diretora, a pesquisa ficará disponível à população pelo prazo de dois meses. Os cursos destes dois eixos tecnológicos serão definidos respeitando a escolha dos munícipes e oferecidos somente a partir de 2015.

Ouvindo a população

Para os representantes do IFSP, a audiência foi produtiva e abriu a oportunidade da população esclarecer dúvidas, expor sugestões e opiniões. O evento contou com participação de alunos de escolas municipais e estaduais, além de professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, e diretores de outras unidade do IFSP, instaladas no Estado de São Paulo.

Entre as principais solicitações, a população sugeriu o oferecimento de cursos inéditos na cidade. A ararense Ana Regina Bortolucci Teodoro, que é supervisora de ensino da Diretoria de Ensino Regional de Pirassununga, apontou que o IFSP deveria diversificar as oportunidades para os jovens. “Sou totalmente favorável à vinda do IFSP para Araras e peço para que tragam cursos diferentes dos que a cidade já oferece”, disse a supervisora.

Também presente ao evento o coordenador do Senai César Dornelas questionou sobre o oferecimento de cursos na área industrial. “Creio que este eixo de cursos irá concorrer com os já oferecidos no Senai e na Etec “Prefeito Alberto Feres”. Não seria melhor o IFSP trazer cursos em outras áreas?”, perguntou o coordenador.

Em resposta, o diretor do campus Avançado de Campos de Jordão Hélio Sales Filho garantiu que, na cidade localizada no Vale do Paraíba, não há esta concorrência.

“Em Campos de Jordão, cidade menor que Araras, cursos técnicos oferecidos por diferentes escolas não concorrem entre si. Creio que em Araras, que é uma cidade maior, isso também não irá acontecer. A tendência é que, com a implantação do espaço físico, a oferta de cursos ampliará ainda mais”, finalizou.

A diretora do IFSP Andreia Zoca reforçou que a ideia é ampliar as oportunidades e opções de cursos. “O IFSP possui 50 opções de cursos em sua grade curricular. Pretendo dialogar com os diretores de escolas da cidade e oferecer cursos inéditos e que não concorram com os já existentes. A decisão de oferecer cursos na área de informática é justamente por eles serem inéditos no município”, reforçou.

Ela ainda ressaltou que “com a implantação do IFSP consolidada, a população fará sempre parte da escolha dos cursos, por meio do Conselho Superior, formado por representantes do Instituto e da sociedade civil”.

Representando o prefeito Nelson Dimas Brambilla na ocasião, o chefe de gabinete Léo Gurnhak disse que mais um passo foi dado para a implantação do IFSP em Araras.

“O Instituto já está presente em Araras com os cursos em EAD (Ensino à Distância) e possui 400 alunos. O objetivo da administração municipal é ampliar ainda mais estas oportunidades. A discussão é produtiva para que, no futuro, os cursos escolhidos tenham grande procura. Por isso, conto com o auxílio dos professores para que discutam com os alunos sobre quais cursos são os mais pedidos”, afirmou Léo.

Também estiveram presentes à audiência o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, os vereadores Marcelo de Oliveira e Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), os secretários Leonardo Dias (Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda), Elizabeth Carvalho Cilindri (Educação), Felipe Dezotti Beloto (Planejamento, Gestão e Mobilidade Urbana), João Tranquillo Beraldo (Segurança Pública e Defesa Civil), além de Carlos Cerri Júnior (presidente do Saema) e Jackson de Jesus (presidente da Emhaba).

Pelo IFSP, também compareceram à audiência o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Whisner Fraga Mamede, o gerente educacional do Instituto Edgar Noda, o chefe de gabinete da reitoria Aldemir Versani, o diretor geral do Campus Avançado de Campos de Jordão Hélio Sales Filho e o diretor geral do Campus Avançado de Piracicaba Ricardo Naoki Mori.

Horácio Busolin Júnior/Secom