A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/03/2014 às 16:28
Vacinação contra HPV continua nas escolas
Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 2,6 mil meninas de 11 a 13 anos; até terça-feira (18), mais de 370 adolescentes já tinham sido vacinadas

A Campanha de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), realizada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, continua imunizando meninas de 11 a 13 anos nas escolas municipais, estaduais e particulares de Araras, além de postos de saúde da cidade.

A mobilização, que começou no dia 10, já imunizou mais de 370 adolescentes no município - a meta, segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, é vacinar 2.620 meninas durante a ação, que segue até do dia 10 de abril.

Nesta quarta-feira (19), alunas do Colégio COC foram imunizadas; na quinta (20), a mobilização acontece no Colégio “Monsenhor Quércia” (Canossianas) e na sexta (21), na Emef “Clotilde Russo”, no Jardim Cândida.

Na próxima semana, de acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, a vacinação segue nas escolas E.E. “Francisco Graziano” (dias 24 e 25), E.E “Ignácio Zurita Júnior” (dias 26 e 27) e na Emef “Profº Leonaldo Zornoff” (dia 28).

"A imunização só pode ser feita com autorização dos pais ou responsáveis pelas alunas. Por isso, pedimos que a família das adolescentes se conscientizem sobre a importância da vacinação para combater o vírus”, informou a enfermeira Maria Elisa Oliveira, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde porque nesta faixa etária o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que irão proteger as meninas quando forem adultas. Por esse motivo, a proteção deve ser iniciada no princípio da adolescência.

Para que a proteção seja completa, é necessário tomar as 3 doses recomendadas - a primeira durante a campanha que acontece até abril deste ano; a segunda 6 meses depois da primeira imunização; e a terceira dose 5 anos depois da segunda.

Além das escolas, a imunização é realizada nas salas de vacinas localizadas no Centro de Saúde 2 “Dr. João Geraldo” (Jardim Belvedere), PAMs “Dr. Osvaldo Salvador Devitte” (Narciso Gomes) e “Antônio Carlos Fabrício” (José Ometo 1); e PSFs “Dr Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes) e PSF “Madre Carla Rabolin” (Jardim Alvorada).

Com o lema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", a campanha tem como objetivo a prevenção da doença, que pode causar verrugas genitais, câncer do colo do útero e até ocasionar a morte da paciente.

O HPV é um vírus altamente contagioso. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é pela via sexual, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam sinais ou sintomas, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Natália Carioca/Secom