Empenhada em buscar mais informações técnicas sobre a multinacional FMC Agricultural Solutions, a Prefeitura de Araras visitou na última segunda-feira (17) a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista.
Além do prefeito Nelson Dimas Brambilla, participaram do encontro o presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) Carlos Cerri Júnior, o secretário municipal de Desenvolvimento Economico, Geração de Emprego e Renda Leonardo Dias e a diretoria da Cetesb, representada pelo presidente Otávio Okano e o assistente executivo Richard Yroshi Ouno, que deram detalhes sobre a documentação que viabiliza a instalação da empresa no município.
“Já foram concedidos à FMC os documentos de licença prévia e licença de instalação, faltando apenas a licença de funcionamento. Conhecemos a empresa e sabemos que ela cumprirá com as exigências da Cetesb para o seu funcionamento. Tratam-se de rígidas determinações, porém temos a tranquilidade de que não será colocado em risco o meio ambiente de Araras”, detalhou o presidente da Cetesb.
Investe SP
Após o encontro, Brambilla visitou também a Investe SP, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela interlocução entre potenciais investidores (empresas) e os municípios paulistas. A unidade indicou a cidade de Araras para a multinacional.
No local, o prefeito conversou com o presidente do órgão Luciano Almeida e a equipe técnica, composta pelo diretor Ermínio Lucci, gerente de projetos Gustavo Assunção Faria e o especialista em meio ambiente José Pedro Fittipaldi, que ratificaram a lisura da empresa.
“Essa empresa está há quase 40 anos no Brasil e 20 deles sem registro de afastamento. Trata-se de uma multinacional séria, engajada em ações sociais e envolvida nas questões ambientais”, disse o especialista em meio ambiente do Investe SP.
Brambilla encerrou a visita com uma reunião na unidade da FMC em Campinas. Além do chefe do executivo de Araras estiveram no encontro o CEO e presidente da FMC Corporation Pierre Brondeau, o presidente mundial de soluções para agricultura Mark Douglas, o diretor global de operações Marty Kisliuk, o presidente da FMC Corporation América Latina Antonio Zem e o diretor de suppy chain André Cordeiro.
“Agendamos essas reuniões para reforçar que não vamos economizar esforços para divulgar todas as informações que cabem no momento a respeito da FMC, sejam sobre riscos ou benefícios. A multinacional chegou até nossa cidade após recomendações da Investe SP, indicação que não garante apenas geração de emprego e faturamento, mas a participação de uma nova multinacional na vida da nossa sociedade”, ressaltou Brambilla.
Evento adiado
O lançamento da pedra fundamental da FMC Agricultural Solutions, que aconteceria nesta quarta-feira (19), foi adiado temporariamente. A informação é da própria empresa, que enviou nota na noite de segunda-feira à imprensa local, após audiência pública realizada na noite de sexta-feira (14) na Câmara Municipal de Araras.
Luciana Cândido/Secom