Atividades recreativas, que aconteceram no Lago Municipal, na manhã desta terça-feira (18), integraram a programação da Semana da Síndrome de Down, realizada pelo Município de Araras, por meio da Secretaria da Educação.
A mobilização teve início segunda-feira (17) e seguem até o dia 22, visando a integração dos portadores da síndrome na comunidade. Estiveram presentes no local das brincadeiras mais de 150 pessoas, entre crianças, pais, monitores e voluntários.
A iniciativa também visa reduzir o preconceito ainda existente na sociedade. Para Karina Elaine Pegoraro Henrique, mãe de Luiz Felipe, 7 anos, ações como estas realizadas pelo Município são de grande importância na cidade.
"A divulgação a respeito da Síndrome de Down é sempre relevante. Buscamos aqui uma maneira de quebrar o preconceito e mostrar que eles são capazes de realizar qualquer coisa, como as demais crianças que não têm a síndrome", afirmou.
Como o objetivo do projeto é a troca de experiências, crianças e adolescentes que participaram das atividades experimentaram atividades diferenciadas, como andar na corda bamba (slack line), fazer acrobacias no tecido e aprender malabarismo, sob orientação de monitores da Academia Arte Circo, que participaram do evento voluntariamente.
"Essa interação social com as crianças é muito agradável. Nós aprendemos muito com eles e aqui, nesse espaço, somos todos iguais", disse o coordenador pedagógico Júlio César Gouvêa.
Josiane Maria Bonatto Bragin, diretora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, reforça que o intuito da Semana da Síndrome de Down é mostrar que crianças e adolescentes que apresentam esta alteração genética são tão capazes de aprender e realizar atividades como qualquer outra pessoa.
"O que a Secretaria de Educação quer com essa Semana é apresentar um olhar além da Síndrome de Down. O objetivo é mostrar o ser humano como um todo em suas atividades, direitos e deveres", reforçou.
A programação da Semana da Síndrome de Down teve início com homenagens às crianças, durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira. Além disso, a diretora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação também ocupou a tribuna livre do Legislativo para falar sobre o assunto.
As ações incluem ainda palestra, reunião com pais e sessões de cinema no CEU “José Olavo Paganotti”. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, que funciona na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 44, Centro, ou pelo telefone 3543-8200.
Programação da Semana da Síndrome de Down
Quarta-feira (19) - CAEE “Ettore Zuntini”
14h: grupo de pais
Quinta-feira (20) – Hipermercado Tiradentes
14h: pedágio promovido pelos alunos do 2º ano da Emef “Thereza Colette Ometto”
Sexta-feira (21) – CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “José Olavo Paganotti”
8h30 e 13h30: sessão de cinema – Filme “Colegas”
Sábado (22) – Unar (Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”)
9h30: palestra “Movido pela Paixão - Eu, os cavalos, e uma história repleta de conquistas”, com Claudio Aleoni Arruda (instrutor de equitação na hípica paulista e um dos autores do livro “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir – manual de acessibilidade à pessoa com deficiência intelectual”)
Anderson Cândido/Secom