O Governo de Araras facilita o acesso dos ararenses ao ensino superior gratuito e também oferece oportunidade aos estudantes de ingressar em programas de mestrado em universidades públicas.
Esse é o caso de dois alunos dos cursos oferecidos pelo polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Araras, que funciona no Centro de Educação e Formação Continuada “Profº Dirçon Kammer”, próximo ao Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Carlos Martinez Perez, que é professor de matemática da rede pública estadual de Araras e da rede municipal de Rio Claro, ingressou no Mestrado Profissional em Matemática da Unesp/Rio Claro e está desenvolvendo pesquisa na área de geometria para facilitar o trabalho pedagógico voltado às aulas do ensino médio.
Perez está matriculado em dois cursos de pós-graduação oferecidos gratuitamente no polo da UAB: Novas Tecnologias no Ensino de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense) e Ensino de Ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O aluno, que está finalizando os cursos na UAB, ganhará bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) para continuar os estudos. “O mestrado dará oportunidade de me aprofundar em assuntos relacionados à área de estudo e o objetivo da pesquisa é oferecer subsídios para o professor ilustrar melhor uma aula de geometria hiperbólica”, frisou.
Já o aluno Fausto Eduardo de Oliveira graduou-se em Ciências Biológicas e é pós-graduando em Ensino de Ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná , também oferecido pelo polo da UAB.
Durante a graduação, ele pesquisou programas de mestrados das 14 universidades parceiras do polo de Araras e se interessou pela linha de pesquisa em ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC.
Seu projeto foi aprovado e o aluno iniciará as atividades presenciais do mestrado em março, estudando o tema “Jogos eletrônicos como metodologia de ensino de ciências”.
“Realizando o curso de especialização, adquiri não só conhecimento na área, mas também motivação e confiança da equipe do polo da UAB para buscar conhecimento amplo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, disse o aluno.
Durante a pós-graduação, Fausto dedica seu tempo como tutor da turma de Gestão Pública Municipal, curso oferecido pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), na modalidade ensino a distância.
Parcerias e cursos
O polo da UAB oferece duas parcerias importantes para mestrado profissional aos interessados. Uma delas é com o Profmat, programa de pós-graduação stricto sensu em matemática, reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação.
Por meio do programa, o polo oferece o Mestrado Profissional em Matemática a professores da rede pública. As atividades semipresenciais são centralizadas em universidades da região, como a Unesp (Rio Claro), a Unicamp (Campinas) e a UFSCar (São Carlos). Neste caso, o polo da UAB dá o suporte técnico (laboratório de informática, sistema de webconferência, entre outros) aos professores que ingressarem no mestrado.
Além disso, o polo da UAB firmou parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para oferecer o curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos.
O curso abrange três linhas de pesquisa: Gestão de Organizações Públicas; Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Estado e Políticas Públicas.
A primeira turma iniciou as atividades no começo de 2013 – há aulas presenciais na UFSCar, em São Carlos.
Horácio Busolin Junior/Secom