A “Semana da Água” tem início segunda-feira (17), com programação voltada a alertar a população sobre o consumo consciente.
O evento comemorativo ao Dia Mundial da Água (22) é promovido pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão ligado ao Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras. As atividades seguem até o dia 28.
“Nosso intuito é conseguir conscientizar as pessoas sobre o uso correto da água, principalmente no período de estiagem. A população tem que estar consciente de que a água é um bem comum e o mais precioso que temos”, disse o engenheiro florestal Raul de Barros Winter, diretor do DMA.
Sobre o tema “Água & Energia”, o Departamento preparou atividades relacionadas ao uso racional e preservação da água, que serão desenvolvidas junto a alunos e educadores da rede municipal de ensino.
No período da manhã, os alunos visitarão a ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada na sede do Saema, no Jardim Cândida; à tarde, eles irão assistir a palestras educativas relacionadas ao consumo de água, como, por exemplo, preservação, economia, importância, cuidados, matas ciliares, como a agua é tratada em Araras e como ela chega nas casas.
Na terça-feira (18), às 18h, haverá capacitação para professores da rede municipal e estadual de ensino sobre água, ministrada pelo presidente do Instituto Internacional de Ecologia Profº Dr. José Galizia Tundisi. O evento acontece no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” e é aberto também ao público.
As atividades seguem no dia 22, com blitz da água na Praça Barão de Araras. O evento começa às 9h e contará com a presença de educadores, que vão orientar a população sobre o consumo consciente da água.
Campanha de conscientização
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de resolução, em 1993, e tem como objetivo mostrar a importância do consumo adequado e consciente da água no planeta e também reforçar o reaproveitamento e não desperdício da água.
Além da realização do evento na próxima semana, o Município de Araras e o Saema promovem também campanha de conscientização sobre o uso racional da água. O trabalho está sendo divulgado nos veículos de comunicação e também por meio de informativos entregues à população.
A campanha tem como tema “Água: Economizar é fácil. Ficar sem é difícil” e traz orientações, como pequenas mudanças de hábito, que podem significar uma grande economia de água.
O material traz dicas simples, mas eficientes, como não usar mangueira para limpar a calçada, e sim utilizar uma vassoura; no banheiro, a orientação é fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos e evitar banhos demorados; procurar deixar a roupa acumular e utilizar a máquina de lavar em sua carga máxima de roupas sujas; e fechar a torneira enquanto ensaboa a louça.
A campanha orienta ainda que os munícipes denunciem irregularidades pelo telefone 0800-14-4321.
Natália Carioca/Secom