Mais empregos e investimentos para o Município de Araras. Nesta sexta-feira (28), a FMC Agricultural Solutions, indústria química norte-americana que produz defensivos agrícolas, anunciou a construção de uma nova fábrica em Araras. A instalação da indústria no município foi oficializada em coletiva realizada nesta sexta-feira (28), no Flat Lagoa Serena.
O lançamento da pedra fundamental da empresa está marcado para o dia 19 de março no terreno onde será construída a empresa, próximo ao Distrito 5. O evento contará com a presença de autoridades do Governo do Estado e do Município de Araras, além de representantes da empresa e do presidente mundial da FMC, Mark Douglas.
De acordo com a multinacional, a fábrica de Araras irá complementar a capacidade de produção do parque industrial já existente em Uberaba (MG) e deve gerar mais de 120 empregos diretos e, na fase de construção, aproximadamente 350 empregos indiretos. O investimento no município será de R$ 120 milhões.
A empresa também recebeu a assessoria da Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de investimentos para o Estado. O terreno de 200 mil m² para a nova unidade já foi adquirido e o projeto está em fase avançada, ainda de acordo com a companhia.
A unidade de Araras produzirá as mesmas soluções tecnológicas já realizadas em Minas Gerais, produtos que controlam doenças e pragas nas lavouras e aumentam a produtividade, contribuindo com o dia a dia e a rentabilidade do produtor rural.
De acordo com André Cordeiro, diretor de supply chain da FMC, na fábrica de Araras não haverá a transformação química dos defensivos agrícolas. “A síntese bruta dos produtos químicos que compõem os defensivos será realizada nas fábricas da América do Norte e da Ásia. Na unidade de Araras, a previsão é que seja feita a formulação dos produtos, não haverá a transformação química”, disse.
Além disso, ele ressaltou que todas as atividades de produção são permitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo Ministério da Saúde, por meio da Anvisa (Agência Nacional de Saúde), e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista.
A unidade de Araras será o 2ª centro de manufatura da FMC no Brasil e irá atender às necessidades da multinacional para os próximos 50 anos. “O objetivo da implantação da empresa em Araras é aumentar o faturamento atual e a capacidade produtiva da empresa”, completou André.
Com crescimento médio de 25% nos últimos 10 anos, a FMC é a empresa de mais rápido desenvolvimento no setor agrícola brasileiro, superando a média do mercado em 7%, no mesmo período. Como resultado, a FMC saltou da 12ª colocação no ranking em 2002 para o 4º lugar desde 2009.
Estiveram presentes à coletiva os secretários municipais Eduardo de Moraes (Governo e Relações Institucionais), Leonardo Dias (Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda) e Rafael Faria (Comunicação Social e Institucional).
Araras atraindo mais investimentos
Araras foi uma das cinco cidades do Estado de São Paulo mais propensas a receber a empresa. Segundo o gerente de operações e suplly chain da FMC Octávio Gerbasi, após análises e estudos nas cidades de Araçatuba, Sertãozinho, Paulínia e Presidente Prudente, Araras foi a que mais ofereceu condições para implantação da empresa e cumpriu os requisitos para receber a companhia.
“Um deles é possuir um Plano Diretor bem formulado, com área de zoneamento para indústria bem delimitada; outr é o terreno não estar localizado no eixo de expansão demográfica. Por fim, o município possui uma legislação fiscal que permitiu uma boa relação de troca de benefícios entre a empresa e a cidade”, definiu Gerbasi.
Ainda segundo ele, a cidade está localizada em um ponto estratégico, próxima ao porto de Santos, ao Aeroporto de Viracopos em Campinas e também perto das principais rodovias do país. “Sem contar que a região de Araras possui uma vasta clientela de produtores rurais”, completou o gerente de operações e suplly chain.
A produção da unidade de Araras será destinada ao mercado nacional e também internacional, com exportação para países da América do Sul e da América Central.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Durante a coletiva, a companhia também reforçou o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em 2011, a FMC foi pioneira ao implementar embalagens ecoplásticas, com percentual de material reciclado equivalente a 85% na embalagem 20L e 30% na tampa.
“Desde o transporte dos produtos até a embalagem, temos a preocupação e o respeito com a comunidade e o meio ambiente”, falou André Cordeiro.
Além disso, segundo a assessora de imprensa Fernanda Teixeira, a empresa também conta com vários projetos e iniciativas de responsabilidade social. “Oferecemos treinamento e orientação à comunidade agrícola voltados ao manejo responsável dos defensivos agrícolas. No futuro, a proposta é oferecer projetos semelhantes em Araras para a conscientização da população”, finalizou.
Entre os projetos socioeducativos realizados pela empresa estão "Atuando com Responsabilidade", "Coletâneas FMC", "Tecnocalda" e "Voluntariado".
Horácio Busolin Júnior/ Secom