O Município de Araras entrega nesta sexta-feira (21), às 19h, a reforma e modernização do prédio da Emef “Morro Grande”, localizada na zona rural, à população ararense.
A cerimônia de inauguração é aberta ao público e acontece na própria unidade escolar, que fica na Rodovia Wilson Finardi, km 32, sentido Araras/Conchal.
O novo prédio atenderá mais de 40 crianças, disponibilizando uma classe para a educação infantil e outras duas para o ensino fundamental.
“Em uma semana, esta é a segunda obra na área de educação que entregamos aos ararenses. O prédio antigo, que tinha infiltrações, goteiras e rachaduras, deu espaço a um local amplo, arejado e com novas salas, o que reforça o nosso objetivo de garantir estrutura adequada e de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
A reforma estrutural contempla melhorias no telhado, sistema hidráulico e elétrico da escola.
As obras que serão entregues nesta sexta-feira envolvem ainda melhorias no minicampo, com a colocação de alambrado e demarcação de solo. O espaço fica atrás da Emef e ganhou nova entrada, sem acesso à unidade escolar. Além disso, o Município instalou também uma academia de ginástica ao ar livre, ao lado do PSF do bairro.
A escola do “Morro Grande” é vinculada a outras duas unidades municipais da cidade – a direção da Emeief “Antônio Severino” é responsável pela educação infantil; já o ensino fundamental cabe à direção da Emef “Francisco Salles Nogueira”.
Para a diretora da Emeief “Antônio Severino” Maria Regina Nascimento, a reforma e modernização do prédio resultará em vários avanços para os alunos.
“Esta era uma solicitação antiga do bairro, que foi atendida nesta gestão. Toda comunidade escolar está feliz com o resultado e os alunos passam a ter um ambiente educacional melhor”, detalhou.
As melhorias atendem também a demandas eleitas pelos moradores da região no OP (Orçamento Participativo) .
“Durante a reforma, nossos alunos tiveram aulas no salão da igreja do bairro. Todos aguardam ansiosos pela entrega do prédio, que possui agora até um banheiro com acessibilidade para os estudantes com necessidades especiais”, falou a diretora da Emef “Francisco Salles Nogueira”, Maria de Fernando Ferreira de Freitas.
A reforma conta com recursos da Prefeitura e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
“A reforma atende também às necessidades dos docentes, que atuam diariamente no local e sofriam com os antigos problemas estruturais. Este, sem dúvida, é mais um avanço na educação ararense”, disse a secretária municipal de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri.
Luciana Cândido/Secom