A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/02/2014 às 17:13
“Barão Folia 2014”: escolas de samba definem temas e convocam foliões
Carnaval acontece de 1º a 4 de março, na Praça Barão de Araras; agremiações já definiram os temas e intensificaram ensaios

As três escolas de samba que irão participar do “Barão Folia 2014” intensificaram nas últimas semanas os preparativos para o Carnaval de Rua, que acontece de 1 a 4 de março, na Praça Barão de Araras.

Além de já definirem os temas, as agremiações também intensificam os ensaios e convocam os interessados em participar da festa.

Os desfiles serão realizados no sábado (1º) e na segunda-feira (3), e contarão com a participação das escolas “Acadêmicos do Barão”, “Unidos da Zona Leste” e “Tradição Coração de Araras”, além dos blocos “Catarina”, “Terceira Idade”, “Omo Obás” e o novo “Cabeça Chata”.

No sábado (1º) a partir das 21h, desfilam as três escolas, o Bloco “Omo Obás” e o carro alegórico com a Rainha e o Rei Momo. Já na segunda-feira (3), o desfile será com as três escolas de samba e os blocos “Catarina”, “Terceira Idade” e “Cabeça Chata”, além do carro alegórico da corte do “Barão Folia”.

Haverá também show com banda Pahaliah e convidados nos quatro dias de Carnaval. As apresentações acontecem nas noites de sábado (1º) e segunda-feira (3), após os desfiles; na noite de domingo (2), além de matinês nas tardes de domingo e terça-feira (4).

Temas e samba-enredo
As escolas de samba já definiram também os sambas-enredo para o Carnaval de Rua – Barão Folia 2014. Os preparativos se intensificaram nesta semana com ensaios e a confecção dos carros alegóricos.

Desfilando na passarela desde 2010, a “Unidos da Zona Leste” fará homenagem ao universo do circo. Do mágico ao palhaço, as alegorias, fantasias e o samba-enredo irão versar sobre personagens que remetem ao imaginário dos espetáculos circenses. A comissão de frente da escola também trará presenças ilustres e surpresas que ainda serão divulgadas pela escola.

Já a escola “Tradição Coração de Araras” entrará na passarela reverenciando a mulher. Com o tema “Gira Mundo, as histórias e suas mulheres”, a escola contará com alas e alegorias que irão homenagear mulheres que marcaram a cultura de diferentes épocas da história da humanidade.

Na passarela, a “Tradição Coração” irá contar a história do Egito Antigo com Cleópatra, passando por Marylin Monroe nos EUA das décadas 50 e 60, até chegar nas estrelas da música pop atual, como Beyoncé e a sensação do momento no Brasil, a cantora Anita.

O samba-enredo levará o mesmo nome e será produzido por André Filosofia, que já atuou em escolas de renome como “Acadêmicos do Tucuruvi” e “Águia de Ouro”. Já a produção das alegorias e fantasias é coordenada pelo presidente da agremiação Pepe Carrascoza.

Além disso, a escola trará nesse ano uma novidade: a participação da ex-Panicat e modelo Carol Narizinho. Gaúcha de 23 anos, a modelo esteve no elenco do programa de abril de 2012 até dezembro do mesmo ano. Além disso, participou do programa “Casa Bonita 4”, do Canal Multishow. No carnaval de 2013, a modelo desfilou como musa da Beija-Flor de Nilópolis.

A verde e rosa “Acadêmicos do Barão” decidiu neste ano realizar uma homenagem ao futebol, em menção à Copa do Mundo no Brasil. Com o tema “Olé Olé! De Charles Miller a Pelé, a Copa está aí! Todo mundo de olho”, a escola trará alegorias, fantasias e samba-enredo inspirados na magia e na história do futebol desde seu aparecimento no Brasil até a sua consagração com Pelé.

Além disso, a escola vai trazer alas que irão representar as culturas dos cinco continentes e dos países que irão participar da Copa do Mundo. As alegorias e fantasias ficam por conta do carnavalesco Luiz Carlos Mariano (Teco) e o samba-enredo intitulado “Alegria do Povão, vem com a Barão” será composto por Tadeu Campos.

Ensaios das escolas
As escolas de samba seguem com ensaios, convocando também os foliões para integrar as alas e a bateria.

Interessados em desfilar podem entrar em contato com integrantes das agremiações ou fazer inscrição durante os ensaios. As escolas não exigem limite de idade, porém para os menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais.

Mais informações sobre o “Barão Folia 2013” podem ser obtidas na Secretaria de Ação Cultural e Cidadania pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.

Confira os dias e locais de ensaio das escolas de samba

“Acadêmicos do Barão”

Arquivo/Secom

Segunda a sexta, das 19h às 22h
Aos sábados e domingos, das 16h às 19h
Local: Centro Comunitário do Narciso Gomes (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº)
Informações: 99216-8138 (Bruna), 99692-9826 (Di), 99664-5508 (Mário) e 99760-7084 (Valdir)

“Tradição Coração de Araras”

Arquivo/Secom

Segunda a sexta-feira, a partir das 19h30
Aos sábados e domingos, a partir das 15h
Local: Barracão da escola (Rua Otávio Merlo, paralela à Rodovia Anhanguera)
Informações: 3541- 3407 e 9766-0313 (falar com Pepe Carrascoza)

“Unidos da Zona Leste”

Arquivo/Secom

Terça a sexta-feira, às 20h
Aos domingos, às 16h
Local: Praça “Jorge Assumpção”, José Ometto 1
Informações: 99393-1698 (falar com Du)

Horácio Busolin Júnior/Secom