O Poupatempo de Araras, que está sendo implantado na Rua da Consolação, Jardim Belvedere, será inaugurado na segunda quinzena de março.
A data foi anunciada pelo secretário estadual de Gestão Pública Davi Zaia, durante visita técnica ao local, na manhã desta sexta-feira (24). Acompanhado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, ele conheceu as instalações do futuro Poupatempo, que será um dos mais completos e moderno da região.
“A unidade de Araras será a primeira desta região a contar com o “Balcão Único”. O mecanismo é uma inovação, que permite a solicitação de vários serviços em um só atendimento. Essa medida faz com que a pessoa possa realizar serviços de emissão de RG e Carteira de Trabalho, por exemplo, com um mesmo atendente, o que agiliza todo processo ”, detalhou Zaia.
O prédio abrigará ainda órgãos como o Acessa SP (acesso gratuito a internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), e Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Entre os principais serviços que serão oferecidos pelo Poupatempo de Araras estão emissão de Carteira de Identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e Carteira de Trabalho.
A previsão é que sejam atendidos diariamente 500 pessoas, porém a unidade tem capacidade para atender até 1.000.
“Por meio de parceria com o Governo do Estado, conseguimos implantar uma unidade do Poupatempo em Araras. Aqui será um local onde o cidadão terá acesso a vários serviços importantes e será atendido de forma ágil”, disse o prefeito Brambilla.
O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti também acompanhou a visita, que contou ainda com a presença do deputado estadual Aldo Demarchi, do ex-prefeito de Cordeirópolis Carlos Tamiazo e do vereador da cidade Alceu Guimarães, além dos secretários municipais Felipe Dezotti Beloto (Planejamento, Gestão e Mobilidade); Celso Aparecido Canassa (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas); Leonardo Dias (Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda); Elizabeth Carvalho Cilindri (Educação); Regina Helena Costa Picolini (Ação e Inclusão Social), Vandersi Pavan Bressan (Saúde); Sergio Coletti Pereira do Nascimento (Assuntos Jurídicos); João Tranquillo Beraldo (Segurança Pública e Defesa Civil); Sandra Helena Orzari Milaré (Serviços Públicos e Obras); Léo Gurnhak (Chefe de Gabinete); Eduardo de Moraes (Governo e Relações Institucionais), Joilson dos Santos Souza (Esporte) e Marizeth Baghin Morandin (Fazenda); do presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras) Jackson de Jesus; do presidente do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo) Luiz Carlos Scarcella; do presidente do Saema (Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente) Carlos Cerri Júnior; e dos vereadores Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé); Eduardo Elias Dias (Dú Segurança); Marcelo de Oliveira; Anete Monteiro dos Santos Casagrande e Mário Corrochel Neto (Bonezinho).
Contratações
De acordo com Zaia, o prédio do Poupatempo deve ter cerca de 40 funcionários, que serão contratados pela empresa vencedora da licitação para administrar o Poupatempo de Araras. O processo é coordenado pelo Governo do Estado e a previsão é que seja finalizado nos próximos dias.
Uma das orientações do Governo do Estado à empresa é que sejam contratadas pessoas da cidade. De acordo com o secretário, há possibilidade de parceria futura com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para eventual seleção.
As obras estão avançadas. Os próximos serviços incluem o término da instalação das luminárias e do ar condicionado, colocação dos móveis, instalação dos computadores e demais equipamentos.
O investimento total do Governo do Estado para a implantação da unidade é de R$ 1,1 milhão. O convênio com o Município de Araras foi assinado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante evento realizado no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, em setembro do ano passado.
Luciana Cândido/Secom