A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/01/2014 às 18:11
CEU “José Olavo Paganotti” incentiva a formação cultural e esportiva
Unidade foi entregue domingo (19), no José Ometto 1, em cerimônia marcada por homenagens e atividades culturais e esportivas

Fomentar a formação cultural e esportiva e ser instrumento para a promoção da cidadania. Esses são os objetivos do CEU “José Olavo Paganotti”, que foi inaugurado pelo Município de Araras domingo (19), na Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1.

A população compareceu ao espaço para prestigiar a cerimônia, que contou com diversas manifestações culturais e torneios esportivos.

O Centro de Artes e Esportes Unificados recebeu investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, sem contrapartida do Município. Além disso, a obra foi eleita pela população como demanda prioritária no Orçamento Participativo.

A unidade de Araras é a 2ª inaugurada no Estado de São Paulo e a 5º a ser entregue em todo o Brasil.

O evento contou com programação especial. Na quadra poliesportiva coberta foram realizados torneios de tênis, futsal, vôlei e basquete, além de uma competição de skate na pista construída no CEU. Houve ainda apresentações de djs e dança de rua com o grupo Chozen 1z Crew, formado por moradores da região leste.

Também na quadra o público assistiu à apresentação do grupo de ginástica rítmica da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras.

Já na parte cultural, a programação envolveu a exposição de fotos do 10º Salão Nacional de Fotografia “Pérsio Galembeck”, contação de histórias, cine clube com exibição dos filmes: “Valente”, “Os Croods” e “Frankenweenie”, roda de capoeira, show com a banda “Código Neutro” e apresentação da Orquestra de Violeiros de Araras.

Construído em uma área com mais de 3 mil m², o CEU vai disponibilizar biblioteca, cineteatro/auditório, telecentro, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e atendimento do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da zona leste, que passará a funcionar no novo prédio a partir dessa quarta-feira (22).

O CEU conta ainda com sistema de segurança para garantir mais tranquilidade aos frequentadores do local. As imagens captadas pelas 16 câmeras instaladas nas áreas interna e externa do prédio serão monitoradas pelas equipes do PAS (Posto de Segurança Avançado) da Guarda Municipal, que também fica na Praça “Jorge Assumpção” e foi reformado recentemente, e ainda pelos gms que trabalham no posto de segurança instalado no CAM “Guerino Bertolini”.

Homenagens
A cerimônia de inauguração também foi marcada por emoção. Já no início da solenidade, houve homenagem ao empresário Albino Tite Pavan, que recebeu menção de reconhecimento pelos serviços prestados na construção da unidade. Em seguida, foi realizada homenagem ao patrono do CEU, o ex-secretário de Ação e Inclusão Social José Olavo Paganotti, falecido em abril de 2013.

Pelos serviços prestados à comunidade ararense, a família de Paganotti recebeu a medalha comemorativa aos 150 anos de fundação de Araras, entregue a pessoas que contribuíram com a construção da história da cidade.

A filha Larissa Paganotti Navarro agradeceu a homenagem, em nome da família, e disse que o projeto do CEU do Governo Federal será uma chance de crescimento cultural e social para a cidade.
“Ver este projeto realizado era o sonho de meu pai. Ele está muito feliz, com certeza, em saber que a população gostou do espaço e irá frequentá-lo”, disse.

A secretária de Ação e Inclusão Social Regina Piccolini também homenageou o ex-secretário. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. É importante que o Olavo seja reconhecido. Trabalhei com ele durante cinco anos a aprendi a ser uma pessoa muito melhor. Aplausos e muita luz para ele”, disse.

Cidadania
O prefeito Nelson Dimas Brambilla agradeceu o apoio do Governo Federal pelo investimento no CEU, que irá garantir mais qualidade de vida para população ararense.

“Somos a 2ª cidade do Estado a conquistar a unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados. O trabalho foi difícil, pois tivemos que apresentar um projeto consistente ao Governo Federal para a conquista da verba. Peço à população que aproveite o espaço, participe da gestão das atividades e cuide das instalações com responsabilidade e zelo”, reforçou.

O CEU será administrado por Secretarias Municipais e também pelo Conselho Gestor, composto por representantes da administração municipal e moradores da zona leste.

Os integrantes foram eleitos durante reunião ocorrida na última quarta-feira (15) e tomaram posse durante a solenidade de inauguração do local. No evento, aconteceu ainda a entrega das chaves do Centro de Artes e Esportes Unificados ao presidente do Conselho, Eustáquio Alves Cardoso.

“Divido essa chave com toda a população da região, que poderá participar diretamente da gestão das atividades esportivas e culturais a serem realizadas. Peço a todos que ajudem a cuidar deste espaço, que é de vocês”, disse.

Justiça social
De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto, a unidade do CEU está entre as melhores obras realizadas pela administração. “Estamos entregando obras importantes para a população da região. Há quase um ano, inauguramos o CAM “Guerino Bertolini”, focado em oferecer serviços essenciais. Desta vez, o objetivo foi oferecer à população lazer, esporte e cultura. A próxima fase agora será trabalhar para a ocupação responsável do espaço”, ressaltou Beloto.

Para secretário de Ação Cultural e Cidadania Marcelo Daniel (Mussa), a ocupação e uso da unidade vai depender do trabalho conjunto da população, por meio do Conselho Gestor e do Poder Público. “Precisamos ocupar este espaço e preservá-lo. Além disso, o CEU será importante para fomentar a formação cultural da população da região leste, com a realização de oficinas culturais e eventos para a comunidade”, disse Mussa.

O vereador Eder Müller, que discursou em nome da Câmara Municipal, reforçou que o prefeito Brambilla faz justiça social com a entrega da obra. “A administração realiza um trabalho social importante, pois o CEU é destinado a população que mais precisa e não tem condições de pagar um clube ou um espaço de lazer e cultura”, frisou.

Investimentos Governo Federal
O Ministério da Cultura (Minc), que viabilizou a construção da unidade, foi representado pelo diretor de desenvolvimento e monitoramento da Secretaria de Economia Criativa Luiz Antonio Gouveia. Entusiasmado com as instalações, ele elogiou a obra.

“A unidade de Araras faz parte do projeto de investimento do Governo Federal, que em 2014 pretende entregar 280 CEUs. O investimento chega a R$ 800 milhões e visa democratizar o acesso à cultura e aos esportes. Além disso, Araras receberá mais investimentos, pois já está integrada ao SNC (Sistema Nacional de Cultura), que permite o repasse de recursos”, garantiu o diretor.

Para o deputado federal Newton Lima, também presente na cerimônia, a cidade tem que agradecer ao prefeito, que batalhou junto ao Governo Federal para conquistar mais este investimento. “Araras é uma das 10 cidades - entre os mais de 5.000 municípios do País - contempladas com o CEU. O equipamento está muito bem construído e foi inaugurado já em pleno funcionamento”, disse.

Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração do CEU, a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, demais secretários e diretores da administração municipal, os vereadores Erinson Mercatelli, Valdevir Carlos Anadão (Profº Dê), Eder Müller, Mário Corrochel Neto (Bonezinho) e Marcelo de Oliveira.

O evento contou ainda com a participação do 1º sargento Herbert Lima de Almeida, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araras, a vice-prefeita de Rio Claro Olga Salomão; o secretário de Cultura de Rio Claro, Sérgio Desiderá; o diretor de Planejamento de Conchal, Benedito Aparecido Bordini; o secretário de Cultura de Leme, Francisco Cardoso Neto; e o secretário de Governo de Leme, Vanderlei Basílio do Nascimento.

Horácio Busolin Júnior /Secom