O Município de Araras está reunindo fotografias para uma exposição sobre o Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal), um dos principais cartões postais da cidade.
A mostra, que integra as comemorações aos 50 anos do local, será aberta junto da inauguração do novo playground, prevista para o mês que vem.
Para participar, os interessados devem enviar as imagens – que podem ser antigas ou recentes - até o dia 30 deste mês, acompanhadas de legenda e crédito para o email lago50anos@araras.sp.gov.br.
O objetivo da ação é resgatar e valorizar a história do espaço, inaugurado no dia 22 de dezembro de 1963, durante a gestão do então prefeito Milton Severino.
O Lago Municipal faz parte da história e também da rotina de muitas famílias de Araras e região. E são estas imagens que podem fazer parte da exposição.
Atualmente, o local passa por um amplo processo de revitalização e obras, que envolve a área onde ficava o antigo zoológico e também reforma completa do playground. A terceira fase do processo vai incluir também intervenções no passeio ao redor do Lago, entre outras ações visando deixar o local ainda mais bonito, acessível e seguro.
As obras no espaço do antigo zoológico envolvem a construção de fonte interativa, com água tratada, onde as crianças poderão brincar; espelho d’água (pequeno lago); jardim sensorial para deficientes visuais; e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que vai cuidar de aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando a reabilitação e a reintegração delas ao habitat natural.
Além disso, no local haverá uma tenda permanente, que será disponibilizada para a realização de diversas atividades esportivas e culturais, e nova iluminação.
O novo playground terá brinquedos diferenciados, garantindo mais segurança às crianças, além de intervenções que visam proporcionar mais acessibilidade aos frequentadores do local, como troca de rampas e da escada que dá acesso à Rua Santa Cruz, e ainda correção dos desníveis do solo. Também será instalado bicicletário e trocado o antigo bebedouro do parquinho.
Luciana Cândido/Secom