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Publicado em: 12/12/2013 às 15:27
Fechamento dos acessos pelo canteiro central visa reduzir acidentes na Av. Loreto
Medida entrou em vigor quarta-feira (11), em caráter experimental; retorno provisório também será testado em frente à escola “Carlota Rodini”

Reduzir o número de acidentes de trânsito e garantir mais segurança a pedestres e motoristas que utilizam a Avenida Loreto. Com estes objetivos, o Município de Araras iniciou na última quarta-feira (11) o fechamento dos acessos pelo canteiro central da via pública, em caráter experimental. A medida deve vigorar pelo prazo de 30 a 40 dias.

A ação foi proposta pela administração municipal, discutida e aprovada por moradores e comerciantes da região, que participaram de consulta pública realizada em outubro, na Emeief “Padre Pedro Ângelo Longhi”, sobre o projeto de revitalização da Loreto.

As intervenções vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre a Avenida José Marques da Silva e o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”. Tambores e faixas zebradas começaram a ser colocados nos cruzamentos para impedir que veículos cruzem a Avenida.

Um retorno provisório também está sendo instalado em frente à E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”, atendendo a sugestões feitas pela população durante a própria consulta pública e também pelo site do Município de Araras – www. araras.sp.gov.br.

As solicitações foram analisadas por técnicos das Secretarias de Planejamento, Gestão e Mobilidade; e também de Segurança Pública e Defesa Civil; e pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

A proposta segue modelo semelhante ao adotado comumente para cruzamento em rodovias e vai utilizar a praça localizada em frente à escola, na Rua Adilson Corbanezi, para possibilitar o retorno a motoristas que trafegam nos dois sentidos da avenida.

Um novo acesso pelo canteiro central da avenida foi aberto provisoriamente em frente à escola, para possibilitar a conversão dos motoristas que vêm no sentido zona leste/centro. Eles deverão, obrigatoriamente, atravessar a avenida e utilizar o contorno da praça para fazer o retorno, que vai possibilitar o acesso à pista sentido centro/zona leste da avenida.

Os motoristas que trafegam no sentido centro/zona leste também terão que contornar a praça para atravessar a Avenida Loreto e ter acesso à pista sentido zona leste/centro.

Pelo estudo, o ponto de ônibus existente no local também será remanejado para a frente do posto de combustível e o estacionamento ao redor da praça, proibido, para não atrapalhar o fluxo de veículos.

O projeto do novo retorno também está disponível no site do Município de Araras para análise da população.

“A implantação do retorno é um pedido feito pela população, que foi analisado e estudado pela administração municipal. O local será sinalizado com placas e pintura de solo informando sobre a manobra, que também será implantada em caráter experimental”, explica o secretário de Planejamento, Felipe Dezotti Beloto.

Uma nova reunião será agendada na sequência para que a população avalie, após o período de testes, os impactos do fechamento dos canteiros e também do novo retorno implantado na Avenida.

O projeto de revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, recapeamento e reforço da sinalização da Avenida Loreto, e também intervenções em outras vias públicas de acesso à região.

Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.

As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.

O secretário de Planejamento reforçou que o projeto prevê o reordenamento do fluxo de veículos e também melhorias que vão solucionar problemas antigos no local.

“Hoje em dia, temos 98 bocas-de-lobo ao longo da Avenida Loreto. Com a revitalização, outras 80 serão implantadas no local para melhorar a drenagem da água pluvial. Além disso, vamos reforçar a iluminação e implantar também rampas de acessibilidade em toda a avenida”, completou Beloto.

Ele reforça que o recapeamento da Avenida Loreto foi um dos projetos selecionados pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O anúncio foi feito em outubro pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e envolve intervenções em outras vias públicas da cidade, somando 6 km de pavimentação.

“Fizemos um estudo sobre melhorias na Avenida Loreto e buscamos parcerias para viabilizá-las. O projeto prevê que estas intervenções se estendam também às rotas alternativas de acesso aos bairros, como o recapeamento de ruas do Campestre e do Jardim das Flores”, adiantou.

O prefeito Brambilla reforçou que nenhuma medida será tomada pela administração sem que a população da região seja novamente ouvida. “Faremos o teste de fechamento dos canteiros centrais e do retorno provisório em frente à escola. Em seguida, vamos fazer uma nova reunião para avaliar o que os moradores e comerciantes acharam destas alternativas”, completou.

A revitalização da Avenida Loreto, que tem 16 cruzamentos em sua extensão, também atende à reivindicação feita pela população no Orçamento Participativo.

Secom/PMA