A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/12/2013 às 16:24
Fiscalização com radar móvel deve ocorrer em mais de 400 pontos da cidade
Demutran realiza levantamento das vias públicas para cadastro no Prodesp; treinamento prático com agentes de trânsito e gms teve sequência nesta quarta-feira (11)

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) está cadastrando as vias públicas que serão fiscalizadas com radares móveis, adquiridos pelo Município de Araras. O levantamento levará em conta as ruas e avenidas em que há mais incidência de acidentes de trânsito e abusos de velocidade.

Segundo o diretor do Demutran Luiz Carlos Bressan Júnior, o estudo técnico já apontou aproximadamente 400 pontos onde deve ocorrer o monitoramento.

“Estamos ouvindo a população, que também está nos ajudando a definir os pontos mais críticos da cidade. As ruas serão cadastradas no Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para que a autuação possa ser legalizada”, explicou.

Nesta quarta-feira (11), mais uma turma de agentes de trânsito e gms habilitados para atuar no trânsito participaram de treinamento prático para operar os novos radares móveis. A aula prática aconteceu em frente à sede da Guarda Municipal, na Rua dos Coroados, bairro Campinho.

As aulas são ministradas por representantes da empresa Laser Technology (Brasil), vencedora do processo licitatório para o fornecimento de radares do tipo estático portátil, em regime de comodato.

Os 50 profissionais habilitados foram divididos em três turmas e estão passando por capacitação teórica para aprender como utilizar o equipamento, que é digital, e também treinamento prático.

Radares móveis
O radares atendem às resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e são compostos de sensor a laser, câmera digitalizadora de imagem colorida com capacidade de fotografar com nitidez veículos e motocicletas à longa distância, unidade processadora e flash infravermelho.

O dispositivo é do tipo estático portátil e pode ser deslocado para outros locais, de acordo com a necessidade das operações que serão realizadas. Os dados gravados pelo equipamento serão lançados diretamente no sistema Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que gerencia e armazena as infrações.

“Após o processo de cadastro das vias e treinamento dos profissionais, começaremos a fiscalização nas ruas e avenidas. A população será informada com antecedência dos pontos onde ocorrerá o monitoramento”, finalizou Bressan.

Horácio Busolin Júnior/ Secom