O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio de Ambiente) de Araras adquiriu um novo caminhão Ford/Cargo com equipamento combinado de hidrojato/vácuo – o veículo ficou em exposição na Praça Barão de Araras, no último fim de semana.
Instalado sob o chassis do veículo, o equipamento será utilizado para reforçar a desobstrução e limpeza de redes de água e esgoto, poços de visita e galerias de águas pluviais.
O objetivo é realizar a aspiração dos dutos de abastecimentos, principalmente das Estações Elevatórias localizadas no Haíse Maria e Jardim Alvorada. O serviço nestes locais será realizado semanalmente. Além disso, o equipamento será utilizado duas vezes por semana para limpeza dos poços da ETE (Estação Elevatória de Esgoto).
O caminhão também possui dois reservatórios com capacidade total de 7.000 litros - um deles, de 3.000 litros, servirá para o armazenamento da água limpa utilizada para hidrojateamento; o outro, de 4.000 litros, para armazenar resíduos coletados pela sucção a vácuo.
De acordo com o diretor do Departamento de Água e Esgoto do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) Marcos Furlan, o equipamento também será utilizado para limpeza de tubulações em pontos críticos.
“Faremos os serviços de desobstrução eventuais de dutos, onde há grande acúmulo de gordura e sujeira. As bombas do equipamento têm alta pressão e capacidade de desobstruir tubulações de até 500 milímetros. Outra vantagem é que o novo equipamento possui as funções de sucção e hidrojato, diferentemente dos outros caminhões já utilizados pela autarquia”, explicou Furlan.
Horácio Busolin Júnior/Secom