Mais de 50 agentes e gms habilitados para atuar no trânsito vão participar de capacitação para operar os novos radares móveis adquiridos pelo Município de Araras.
As aulas são ministradas por representantes da empresa Laser Technology (Brasil), vencedora do processo licitatório para o fornecimento de radares do tipo estático portátil, em regime de comodato.
Os profissionais serão divididos em três turmas e passarão por capacitação teórica para aprender como utilizar o equipamento, que é digital, e também treinamento prático em pontos estratégicos definidos pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).
Na última terça-feira (3), 20 profissionais realizaram treinamento na sede da Guarda Municipal, que fica na Rua dos Coroados. A capacitação terá sequência a partir da próxima terça-feira (10), no mesmo local.
O radares atendem às resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e são compostos de sensor a laser, câmera digitalizadora de imagem colorida com capacidade de fotografar com nitidez veículos à longa distância, unidade processadora e flash infravermelho.
O dispositivo é do tipo estático portátil e pode ser deslocado para outros locais, de acordo com a necessidade das operações que serão realizadas. Os dados gravados pelo equipamento serão lançados diretamente no sistema Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que gerencia e armazena as infrações.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo, o grande objetivo da utilização de radares é a diminuição do número de acidentes no município, provocados principalmente pelo excesso de velocidade.
“A legislação prevê uma tolerância de 7km acima do limite de velocidade estabelecido pela via. Por exemplo, quando o limite de velocidade for de 50 km, só serão autuados veículos flagrados a no mínimo 58 km”, explica Beraldo.
De acordo com Luiz Carlos Bressan Júnior, diretor do Demutran, a previsão é que as autuações com o radar comecem a ser realizadas dentro dos próximos 10 dias.
“Antes de iniciar a fiscalização com radares móveis, precisamos capacitar os profissionais que estão habilitados para a função de agente de trânsito. Os locais onde serão realizadas as operações serão divulgados com antecedência, assim como acontece em outras cidades da região que utilizam esse sistema”, disse Bressan.
Horácio Busolin Júnior/Secom