A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/12/2013 às 12:29
Município de Araras realiza força-tarefa de limpeza após chuva
Serviços começaram na noite de segunda-feira e seguem nesta terça-feira (3), com as equipes da Secretaria de Serviços Públicos retirando a lama acumulada na Marginal

Após o forte temporal da última segunda-feira (3), o Município de Araras organizou uma força-tarefa para limpeza das marginais, retirada da lama acumulada e do lixo arrastado pela enxurrada.
Os serviços começaram na própria noite de segunda e seguem nesta terça-feira (3), concentrados principalmente em alguns pontos da Avenida Dona Renata (Marginal).

Uma equipe formada por 130 pessoas trabalha com máquinas e caminhões-pipa nos locais mais críticos, onde houve alagamentos. A força-tarefa envolve ações conjuntas da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e da Forty Construções e Engenharia (empresa contratada pela Prefeitura para auxiliar na limpeza urbana), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), da Defesa Civil de Araras, do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e Guarda Municipal.

Os trabalhos de limpeza na Marginal foram intensificados próximo ao Colégio COC, Flat Lagoa Serena, na Avenida José Severino Sobrinho, Wal Mart, Lago Municipal, Posto Aquarius e Rodoviária “Padre João Modesti”. Nestes locais, o trânsito permanecerá interditado até que a limpeza seja finalizada.

Segundo dados divulgados pelo Saema, em 30 minutos, foi registrado índice pluviométrico de 38mm. Os ventos chegaram a 28km/h, de acordo com informações da estação meteorológica da autarquia.

A secretária de Serviços Públicos Sandra Milaré afirmou que os ventos derrubaram mais de 30 árvores em diversos bairros da cidade, como Jardim São Benedito, Oito de Abril, Bela Vista e Cândida.

“Também fizemos um mutirão para limpeza dos galhos das árvores que caíram nesses pontos. Os serviços devem ser realizados durante toda esta semana”, adiantou.

Obras que vão resolver os problemas
Acabar com os problemas de alagamentos em pontos críticos da cidade. Esse é o objetivo das obras de macrodrenagem urbana realizadas pelo Município de Araras, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

A importância destas obras fica ainda mais evidente em épocas de chuvas intensas, como a registrada segunda-feira, que causou transtornos em alguns trechos.

A administração municipal trabalha para agilizar as obras, que vão resolver os problemas de alagamentos em Araras pelos próximos 30 anos. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto, a troca das pontes deve começar em breve - as primeiras substituídas serão no Narciso Gomes e na Avenida Fábio da Silva Prado, próximo à Delegacia Participativa.

A obra envolve ainda a troca de outras 13 pontes, que terão as bases alargadas e alteadas, além de 3 km de alargamento e canalização dos ribeirões das Araras e das Furnas, e do Córrego do Facão. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de cerca de 7,5 metros.

Todo o projeto é baseado em estudos técnicos realizados sobre as bacias hidrográficas do município e visa principalmente resolver problemas de alagamentos em pontos críticos, como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.

Com profundidade que varia de 3m a 10m, os reservatórios construídos na zona sul servirão para diminuir o volume e a velocidade da vazão da água das chuvas, vinda de bairros como Narciso Gomes e Bosque de Versalles para o Córrego do Facão.
A canalização do Córrego do Facão, que foi finalizada na região da Vila São Jorge, segue agora paralela ao bairro Narciso Gomes, por dentro dos reservatórios. O projeto envolve ainda a construção de uma barragem, nas proximidades da Rodovia Anhanguera.
O investimento das obras do PAC vem do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido.

Previsão do tempo
Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a probabilidade de chuva nesta terça-feira (3), em Araras, é de 3%. Já na quarta-feira (4), há chance de 5%. O céu deve permanecer parcialmente nublado, nos dois dias, com sol entre poucas nuvens.

Horácio Busolin Júnior /Secom