Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia de diplomação e posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Araras – triênio 2013/2016, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27).
O evento foi realizado pelo Município de Araras, por meio do Comdicar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e aconteceu no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Tomaram posse como conselheiros titulares Marcos Aparecido Bento, Fátima Barbieri, Tatiane Bento, Célia Regina B. da Silva Pinho e Juciel P. Silva (Sílvio da Retífica), eleitos em votação realizada no dia 15 de setembro. Os suplentes são Natalia de Souza Benevenuto, Júlia Furlan Bovo, Juliana Lerovato Faber, João Paulo Rodrigues (Dr. João Paulo) e Isabel Cristina Vicente (Bel).
Candidato mais votado na eleição, Marcos Aparecido Bento leu o juramento e discursou representando todos os conselheiros.
“Queremos durante este triênio continuar o trabalho responsável realizado pelo Conselho Tutelar de Araras e atuar para que as crianças e adolescentes saibam seus direitos e deveres”, falou.
Participaram da cerimônia o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a primeira-dama e presidente de Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, o promotor da Vara da Infância e Juventude de Araras Marco Antônio Gesualdi Xavier de Freitas, a secretária municipal de Ação e Inclusão Social Regina Helena Costa Piccolini, a presidente do Comdicar Josiane Maria Bonatto Bragin, o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, o vereador Mário Corrochel Neto (Bonezinho), além de representantes religiosos, demais secretários municipais e familiares dos novos conselheiros.
“Registramos com essa cerimônia o fim do processo eleitoral e iniciamos um novo período. Agradeço a cada um de vocês qua participaram das eleições e que acreditam que é possível realizar um trabalho sério e comprometido com o município”, disse a presidente do Comdicar Josiane Bragin.
O promotor ressaltou o quanto o processo eleitoral foi bem organizado em Araras, destacou o trabalho dos últimos conselheiros e reforçou que para ser conselheiro tutelar é preciso realizar trabalho árduo de atendimento às pessoas que estão em situação de risco.
“O Conselho Tutelar de Araras vem melhorando a cada ano, pois trata-se de um aprendizado. Coloco o Ministério Público à disposição e parabenizo os eleitos”, comentou o promotor.
Em seu discurso, a secretária Regina Piccolini agradeceu as autoridades que contribuíram com o processo eleitoral, destacando os trabalhos dos Poderes Executivo e Legislativo, conselheiros, secretários e servidores municipais.
“Minha fala se resume em um muito obrigado, em especial às pessoas que há dois meses iniciaram o processo da eleição do Conselho Tutelar, encerrado nesta manhã, com a posse e diplomação dos eleitos. Peço aos novos conselheiros que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) seja a Bíblia de vocês”, enfatizou.
O presidente da Câmara também parabenizou os eleitos e ressaltou o valor dado aos conselhos municipais pela administração.
“Sabemos o quanto é difícil participar de um processo eleitoral e parabenizo vocês, que são os novos conselheiros tutelares do município, principalmente em uma eleição na qual o voto não é obrigatório. Nesta data, vocês assumem o compromisso de desempenhar um importante papel na sociedade”, observou Cortella.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou a independência do Conselho Tutelar e lembrou a importância do órgão nos dias atuais.
“Vivemos em um País onde a família está desestruturada. Os relacionamentos começam de manhã e terminam à noite e deles, muitas vezes, nascem crianças desamparadas. É com esses e outros problemas mais graves que vocês irão se deparar. Cada um dos novos conselheiros tem que saber da importância e compromisso que a função exige”, concluiu.
Os novos conselheiros vão se reunir nos próximos dias para eleger presidente, vice e secretário do órgão.
Luciana Cândido/Secom