Os médicos que atendem na rede pública de saúde já começaram a receber o Guia Farmacêutico 2013, contendo todos os medicamentos padronizados e que são dispensados nas farmácias da Prefeitura.
Além de estarem distribuídos em categorias, conforme a especialidade médica, os nomes são acompanhados da indicação, possíveis reações, posologia e a forma de apresentação, além de outros dados técnicos.
Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde se utiliza dessa padronização que, segundo a secretária da pasta, Vandersi Pavan Bressan, tem como objetivos evitar desperdícios, favorecer o trabalho dos médicos e dar garantias ao paciente que ele irá encontrar o remédio prescrito.
“O guia é uma conquista que começou em 2000, quando Araras passou a implantar um Programa de Assistência Farmacêutica. Foi a passos lentos, mas hoje é uma realidade e muito eficiente”, disse.
O material foi elaborado por uma comissão de profissionais da saúde, formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros técnicos da Secretaria. No guia consta, inclusive, uma relação com os medicamentos encontrados na Farmácia de Alto Custo, bem como outros que podem ser considerados de risco em casos de gravidez e amamentação. Além dos já distribuídos pelo programa Farmácia Popular, do Governo Federal, para tratamento de hipertensos, diabéticos e asmáticos.
Reorganização
A entrega do Guia Farmacêutico vem completar as mudanças iniciadas em julho passado, com a nova sistemática de distribuição de medicamentos. Com o objetivo de melhorar o atendimento, a Secretaria de Saúde centralizou a entrega dos medicamentos em cinco farmácias municipais, distribuídas estrategicamente em cinco regiões da cidade.
Além disso, mais duas unidades fazem a distribuição de medicamentos especializados e excepcionais: Ambulatório de Saúde Mental “Aguinaldo Bianchini”, no Jardim Celina (remédios utilizados em tratamentos na área de saúde mental, como psicotrópicos); e Centro de Atendimento ao Município “Antonio Casadei”, na Avenida Zurita, no Jardim Belvedere (medicamentos considerados excepcionais – “alto custo”).
Esses cinco locais foram escolhidos por serem estratégicos em cada região, facilitando o acesso da população, sem a necessidade de percorrer longas distâncias.
Com isso, o munícipe tem à disposição mais de 150 itens, que podem ser retirados em uma das cinco Farmácias Municipais, localizadas no Caem (Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé” (José Ometto), PSF “Jerônimo Ometto” (Jardim Cândida), PSF “José Fiori” (Jardim Fátima), UBS “Oswaldo Devitte” (Narciso Gomes) e UBS “Francisco Cascelli” (Parque das Árvores).
Desde a implantação, a população, que já se adaptou às mudanças, faz elogios e e já não mais convive com a falta de medicamentos. “Antes faltava demais o remédio. O médico receitava e não tinha. Agora, mesmo que eu ande um pouco mais, eu vou com a receita e tenho o remédio, sem falta”, afirma a doméstica Janice da Silva Camargo, moradora do Jd. Alvorada.
E como o sistema foi informatizado, as Farmácias Municipais têm controle sobre os medicamentos entregues a cada um dos usuários, pois todos os pacientes possuem cadastro com informações sobre prontuário e remédios prescritos.
Para retirar os medicamento, é preciso que o munícipe apresente receita médica, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento pessoal e comprovante de endereço. A atendimento nas Farmácias Municipais é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Já nas demais unidades de saúde, um kit básico de medicamentos dá suporte para o uso imediato e de urgência, de acordo com a orientação médica. Mas estes são apenas de uso exclusivo nestas unidades, não havendo a dispensação para o usuário.
Onde estão localizadas as Farmácias Municipais
• Caem (Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé” - José Ometto
• PSF “Gerônimo Ometto” - Jardim Cândida
• PSF “José Fiori” - Jardim Nossa Senhora de Fátima
• UBS “Oswaldo Devitte” - Bairro Narciso Gomes
• UBS “Francisco Cascelli” - Parque das Árvores
Onde serão distribuídos medicamentos especializados e excepcionais
Centro Médico “Aguinaldo Bianchini” – Bairro Center Martini (Saúde Mental)
Centro de Atendimento – Avenida Zurita – Belvedere (Excepcionais)
Secom/PMA